Política Titulo
Maranhão fala em maioria na Câmara

Líder nas pesquisas do Diário já pensa em monopolizar Legislativo de Rio Grande

Por Lukas Kenji
do Diário do Grande ABC
29/08/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Líder na pesquisa divulgada pelo Diário no domingo, o candidato ao Paço de Rio Grande da Serra pelo PSDB, Gabriel Maranhão, já mira maioria na Câmara. A chapa proporcional do tucano contém 99 postulantes a vereador e o prefeiturável, que registra 44,7% das intenções de voto, espera que seus aliados ocupem 11 das 13 cadeiras disponíveis no Legislativo.

"Temos um time com pessoas experientes, com histórico muito positivo, por isso, tenho certeza de que vamos repetir o mesmo desempenho da eleição passada", vislumbrou, referindo-se ao pleito de 2008, quando os governistas deixaram apenas duas das nove vagas para candidatos do PT, entre eles, o prefeiturável Claudinho da Geladeira, que encerra neste ano seu terceiro mandato na Câmara.

Maranhão acredita que o desempenho dos candidatos a vereador é reflexo do obtido em âmbito majoritário, que mostra elevação de 12,6 pontos percentuais em relação ao primeiro estudo divulgado pelo Diário (em 22 de julho). A sondagem também revelou queda de 3,6 pontos percentuais de Claudinho, que encabeça grupo formado por 40 postulantes ao Legislativo. "Falo em maioria porque nossa campanha cresce e a deles só cai. Acredito que a motivação de nossa candidatura vai formar as 11 vagas", analisou.

Seguindo a lógica do ex-secretário de Obras, cada candidato da coligação ‘Rio Grande no Caminho Certo' - formada por 18 partidos - tem de superar a proporção de 11 concorrentes por espaço na Câmara. Entretanto, o prefeiturável não enxerga briga interna. "Pelo contrário, acredito que essa disputa vai motivá-los. Levando em consideração o quociente eleitoral, é necessário também que seu companheiro tenha um bom desempenho."

O tucano observa ainda que aspirantes à reeleição na Casa saem na frente no confronto por já terem nomes consolidados no município. "Eles já passaram a prova e foram bem-sucedidos. Além disso, já têm nome em projeção", considerou. Seis vereadores governistas buscam outro mandato. A única a não tentar nova eleição é Marilza Aparecida de Oliveira (PTB), que está como vice na chapa de Maranhão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;