Cultura & Lazer Titulo Música
Cão faminto
em prol da arte

Artistas somam forças para lançar coletânea em vinil com as
cinco bandas; quatro delas se apresentam no Sesc Sto.André

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
15/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Para eles o que importa é a arte, fazer com que aconteça. Sem medir esforços e trabalhando voluntariamente, diversos artistas da região, muitos deles amigos de longa data, juntaram esforços e apoio e batizaram seu projeto 'Cão Faminto'. A meta? Lançar uma coletânea em vinil com as cinco bandas - recheada por música autoral - que participam do coletivo: Marcopablo e os Bons Companheiros, Búfalo, Otis Trio, Giallos e Projetonave.

Com exceção do Projetonave, os outros quatro grupos tomam o palco do teatro do Sesc Santo André nas próximas três sextas-feiras deste mês e no primeiro sábado de setembro para mostrar o que anda saindo de seus caldeirões de experimentos musicais. Quem abre o leque de shows é Marcopablo e os Bons Companheiros, nesta sexta, às 21h.

A ideia surgiu em conversa de boteco entre o fotógrafo Marcello Vitorino - também voluntário - e Claudio Cox, vocalista da banda Giallos. De acordo com o guitarrista Marcopablo, tudo começou quando relembraram as antigas coletâneas de bandas punk dos anos 1980. "A ideia veio daí, registrar um vinil ‘à moda antiga' com algumas bandas do Grande ABC", conta. Segundo Cox, a primeira coisa que fizeram foi começar a captar dinheiro com as apresentações para a gravação e prensagem dos LPs.

Mas além de desbravarem novos palcos para realizarem seus shows, eles conseguiram ir além e montar uma equipe. Além dos músicos e do fotógrafo, Danilo Oliveira cuida do design, Carolina Vitorino e Priscila Tâmara da consultoria de figurino, e Daniel Lanchinho é o técnico de som, todos em prol da ideia. E nas apresentações, músicos de uma banda ajudam a outra. "Quem não for tocar trabalha de 'roadie'", diz Cox.

De acordo com o vocalista da Giallos, todo o cachê é revertido para o disco: produção, gravação, mixagem, masterização, finalização e prensagem. Segundo o músico, os LPs deverão ser prensados na República Tcheca. Ele conta que mesmo com os impostos é mais barato do que fazer no Brasil. Cox diz ainda que mesmo com os LPs prontos, as músicas serão disponibilizadas na internet. Para ele, produzir em vinil, além de ter todo o charme do formato, tem resgate do LP, que também é importante.

A todo o vapor, os músicos devem iniciar as gravações no fim do mês e os bolachões devem sair do forno em dezembro. Como não bastasse, o projeto está sendo todo registrado em vídeo, para a realização de um futuro documentário. São os primeiros passos de um projeto que, segundo Marcopablo, no futuro poderá ter a inclusão de outros grupos.

Estúdio 7 Cidades - Especial Cão Faminto Música - Com a banda Marcopablo e os Bons Companheiros. Sexta-feira, às 21h. No Teatro do Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Ingr.: R$ 3 a R$ 12.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;