Setecidades Titulo Qualidade do ar
São Bernardo aprova 80%
da frota a diesel fiscalizada

Em 21 meses, Projeto Orientar monitorou 7.430 veículos;
de março a dezembro de 2010, foram 2.300 fiscalizações

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
11/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Mesmo sem ter definição sobre a inspeção veicular obrigatória na região, em média 80% da frota a diesel de São Bernardo que passou por fiscalização do Projeto Orientar está com os níveis de emissão de poluentes dentro dos limites permitidos. De março de 2010 a dezembro de 2011, foram fiscalizados 7.430 veículos, entre municipais e particulares. Os dados são da Secretaria de Gestão Ambiental do município.

De acordo com números do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), cerca de 26 mil veículos a diesel estão licenciados na cidade.

De março a dezembro de 2010, foram feitas 2.300 fiscalizações, entre frota particular de empresas, particular pertencente a moradores, prestadora de serviço público e cativa (público). O índice de aprovação sem reavaliação foi de 81,1%, contra 18,9% reprovados. Dos 1.918 veículos que passaram por reavaliação, 83% foram aprovados.

Já em 2011, a frota monitorada foi de 5.130 e incluiu, além dos veículos avaliados no ano anterior, ônibus de turismo e fretamento, urbanos intermunicipais e municipais, transporte de veículos, escolar, fretamento da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e ainda particulares fiscalizados em vias públicas. Desta vez, 78,7% foram aprovados sem reavaliação e 80,1% após outra vistoria.

As análises são realizadas por meio dos opacímetros, que fazem a medição do material particulado (fumaça preta) emitido pelo escapamento. Esse material contribui para a formação de chuva ácida e inversão térmica, além de prejudicar pessoas com doenças cardiovasculares e respiratórias.

Conforme a secretária adjunta, Patrícia Lorenz Vicente, o projeto tem caráter educativo, não punitivo. "Não há multa para os reprovados, apenas orientação. No entanto, percebemos que muitos dos que têm problemas fazem manutenção e retornam para ser monitorados."

O motorista de van escolar Cristiano Mendes, 33 anos, passou pelo monitoramento no ano passado e foi reprovado. "Troquei o óleo e os filtros e fiz a limpeza do escapamento. Neste ano fui aprovado. É importante para a segurança das crianças e também para diminuir a poluição."

Veículos com a manutenção em dia quebram menos e ainda ajudam a diminuir os congestionamentos. "Nossa meta é expandir enquanto não sai a decisão sobre a inspeção obrigatória, que provavelmente deve ficar a cargo da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) na região", explica Patrícia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;