Política Titulo Deputado Federal
Renato do Geb lança candidatura

Ex-candidato a vereador tenta cadeira na Assembleia em projeto paralelo ao do ex-prefeito

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Ex-candidato a vereador, Renato do Geb comunicou à direção do PT de Diadema sua vontade de disputar a cadeira na Assembleia Legislativa no ano que vem. Com discurso de renovação e minimizando a pulverização de candidaturas, Renato costura projeto paralelo ao do ex-prefeito Mário Reali (PT), que tenta unificar o partido em torno de sua vontade de retornar à função de deputado estadual.

Renato foi um dos quatro candidatos do PT a parlamentar estadual em 2010, quando o diretório diademense não chegou a um consenso. Ele recebeu 6.770 votos e dividiu a performance na cidade com o vereador José Antônio da Silva (28.080 votos), a ex-vereadora Irene dos Santos (15.918) e o ex-vice-prefeito Joel Fonseca (5.442).

“Acredito não haver divisão ou racha quando as candidaturas têm o mesmo diálogo, como defesa da Cultura, Educação e valorização social”, discorreu o petista, que trabalha para o deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP). “Vejo que a sociedade tem dado vários sinais de renovação. A eleição do (Fernando) Haddad (à prefeitura de São Paulo) foi um deles”, justificou.

A articulação de Renato do Geb no diretório sinaliza que, assim como em 2010, o PT de Diadema dificilmente terá nome único na corrida eleitoral ao Legislativo paulista. Reali tem tentado convencer a bancada de vereadores a apoiá-lo integralmente, mas a missão é árdua porque os vereadores Josa Queiroz, Orlando Vitoriano e Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, têm compromisso fechado de endossar a campanha do diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Teonílio Monteiro da Costa, o Barba.

A cúpula estadual observa com cautela o cenário em Diadema, principalmente depois da derrota histórica sofrida por Reali para Lauro Michels (PV) na eleição majoritária do ano passado. Tanto é que o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, foi designado pelo alto comando paulista para modelar a unificação no diretório para resgatar um mandato na Assembleia Legislativa com base em Diadema.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;