Interação Titulo
Brasil disputa mais uma medalha

São sempre inevitáveis as tais comparações dos feitos de atletas olímpicos...

Carlos Ferrari
29/08/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


São sempre inevitáveis as tais comparações dos feitos de atletas olímpicos e paraolímpicos por parte da mídia e de tantos outros formadores de opinião de nossa sociedade. Pessoalmente, acho que isso é feito de maneira injusta, e até um pouco cruel, visto que sempre se atribui culpa àqueles que não venceram, deixando uma mensagem implícita de que faltou vontade, superação e tantas outras coisas que a gente sabe que eles têm de sobra. 

Mas, já que se gosta tanto de comparar, quero conversar com vocês um pouco sobre como nós, brasileiros, acabamos fazendo nossas leituras. Primeiramente cabe dizer que, de fato, o esporte paraolímpico nacional trata-se de uma potência mundial, e deve estar entre os sete melhores do planeta ao fim das disputas em Londres.

Contudo, se pudéssemos medir o número de vezes que se escreveu e verbalizou a frase que dá título a esta coluna durante os Jogos Olímpicos, fazendo um comparativo com o período de realização nos Jogos Paraolímpicos, mesmo com um quantitativo de medalhas infinitamente maior, não tenho dúvidas de que, em termos de mídia e de espaço nas conversas populares, o esporte paraolímpico ainda ficaria em grande desvantagem.

E qual seria a explicação para tal desequilíbrio? Sem qualquer pesquisa em mãos, até porque nesse sentido ainda não temos praticamente nada, me arrisco a levantar algumas hipóteses. Comecemos pelo fato concreto, de que somente agora a população brasileira começa a reconstruir seu olhar em relação à pessoa com deficiência. Até outro dia éramos percebidos como dignos de pena e agora passamos a ter heróis nacionais ‘medalhados'.

Também precisamos falar de gestão. As conquistas não brotam do nada, ou seja, o País precisa fazer justiça a um Comitê Paraolímpico Brasileiro, internacionalmente reconhecido por sua capacidade administrativa, técnica e política. Todo esse sucesso é fruto de planejamento, pesquisas científicas, transparência na gestão, e uma boa pitada de ousadia.

Nesta semana, começam as competições. A Bandeira Brasileira já está hasteada na Vila Paraolímpica e agora é hora de torcer, de se emocionar e multiplicar essa informação para aqueles que ainda têm compreensão equivocada em relação à questão da deficiência. 

A TV fechada transmitirá os jogos em detalhes. Você também pode acompanhar seguindo pelo Twitter @cpboficial, ou no Facebook https://www.facebook.com/ComiteParalimpico ou pelo site oficial: http://www.cpb.org.br/

Nas quadras, nas pistas, nos campos e nas piscinas. No mar, nos velódromos, individualmente ou em equipe, vai ter Brasil para todo lado. Nossa delegação de 182 atletas já está contagiando toda a terra da rainha, desde o dia 13 de agosto, quando chegou em Manchester para aclimatação.

Por aqui, estarei torcendo muito e daqui duas semanas escreverei sobre o assunto novamente para compartilhar com vocês tantas emoções! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;