Internacional Titulo
Cinco sérvios são condenados a prisão
Por Das Agências
02/11/2001 | 14:16
Compartilhar notícia


O Tribunal Penal Internacional (TPI) para a ex-Iugoslávia condenou esta sexta-feira a penas de cinco a 25 anos de prisão cinco sérvios da Bósnia, por crimes cometidos no campo de detenção de Omarska (Noroeste da Bósnia-Herzegovina) em 1992.

Mais de 3.300 muçulmanos e croatas-bósnios estiveram detidos em condições de vida "espantosas" no campo de Omarska depois da tomada de Prijedor (noroeste da Bósnia) pelas forças sévio-bósnias, no dia 30 de abril de 1992, recordaram os juízes do TPI.

Zoran Zigic, um ex-guitarrista que se tornou policial reservista durante a guerra da Bósnia (1992-1995), foi condenado a 25 anos de prisão.

"Você gosta de levar os detidos ao limite de suas capacidades para resistir ao sofrimento (...), gosta de humilhá-los forçando-os a beber seu próprio sangue", disse o juiz português Almiro Rodrigues esta sexta-feira a Zigic.

Mlado Radic, 49 anos, ex-chefe de equipe de Omarska, foi condenado a 20 anos de prisão por perseguições, torturas e estupros.

Miroslav Kvocka, ex-comandante adjunto do campo, foi condenado a sete anos, enquanto Milojica Kos, ex-chefe de equipe, a seis anos, e Dragoljub Prcac a cinco anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;