Política Titulo
Ex-governador de MG pode ser vice de Ciro Gomes
Do Diário do Grande ABC
15/01/2000 | 14:40
Compartilhar notícia


O ex-governador de Minas Eduardo Azeredo (PSDB) é nome forte para ocupar o lugar de vice na chapa de Ciro Gomes (PPS) à Presidência da República nas eleiçoes de 2002.

A escolha de Azeredo foi cogitada por Ciro em conversa com parlamentares tucanos numa das suas viagens a Minas, no ano passado, mas o provável candidato do PPS é cauteloso ao tratar do assunto publicamente. "É uma possibilidade verossímel mas por enquanto nao tem nada de concreto", afirma Ciro, ressaltando que está muito cedo para decidir sobre a questao.

O ex-ministro da Fazenda confirma, porém, que seu candidato a vice será um político do Sul, preferencialmente do Estado de Sao Paulo ou de Minas, os dois maiores colégios eleitorais do país.

Azeredo admite a hipótese de ser o vice do candidato do PPS mas adverte que terá de avaliar o quadro partidário, pois poderia ser obrigado a sair do PSDB para compor a chapa com o candidato do PPS. O próprio Ciro Gomes lembra que esta alternativa pode ser dispensável se o partido dos tucanos integrar a sua coligaçao partidária às eleiçoes, alternativa que no momento se mostra pouco provável.

"Seria interessante ser vice do Ciro", diz Eduardo Azeredo, que atualmente preside uma empresa de informática do grupo Belgo Mineira mas mantém em funcionamento um escritório político no centro da capital mineira.

A opçao por Azeredo seria uma forma de Ciro Gomes enfrentar em Minas com mais chances a provável candidatura do governador Itamar Franco (sem partido) à Presidência. Nas eleiçoes para governador de 1998, Azeredo obteve 42% dos votos, recebendo o apoio de 3,4 milhoes de eleitores.

Apesar da derrota para Itamar, seu nome aparece nas recentes pesquisas para as eleiços à prefeitura de Belo Horizonte como o candidato mais forte para enfrentar o favorito Célio de Castro (PSB), que deverá concorrer à reeleiçao.

Desde que iniciou sua maratona de viagens políticas para fortalecimento de sua candidatura em 2002, Ciro Gomes vem dando especial atençao a Minas Gerais, onde obteve maior percentual de votos entre os grandes estados do país nas últimas eleiçoes presidenciais.

Ciro teve 883.377 votos em Minas, equivalente a 11,6% dos votos, ante 7,4% em Sao Paulo, 5,5% no Rio Grande do Sul, 10,5% no Rio de Janeiro, 8,4% na Bahia e 7,4% em Pernambuco. Em 1999, Ciro fez 12 viagens a Minas, comparecendo a mais de 40 cidades. Isto significa que ele teve uma presença no interior do estado maior que a do próprio governador Itamar Franco.

Esta atençao especial do candidato do PPS a Minas nao se explica apenas pela sua boa votaçao em 1998. Segundo colégio eleitoral do país, com mais de 10 milhoes de eleitores, o estado foi decisivo nas vitórias de Fernando Henrique no primeiro turno em 1998 e especialmente em 1994.

Nas eleiçoes de 94, quando no primeiro turno venceu por 54,3% dos votos válidos, Fernando Henrique colheu em Minas sua maior vitória entre os cinco principais estados do país. Ele teve 51,3% dos votos, contra 17,3% obtidos por Lula. Nos outros grandes estados, a votaçao de FH foi bem menor: 25,6%




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;