Internacional Titulo
Gabinete do presidente equatoriano renuncia
Por Do Diário do Grande ABC
10/08/2000 | 00:49
Compartilhar notícia


O gabinete do presidente equatoriano, Gustavo Noboa, apresentou sua renúncia nesta quarta-feira para permitir ao mandatário plena liberdade política para solucionar a crise jurídica que abala o Congresso Nacional, de acordo com informaçoes do secretário de Imprensa, Alfredo Negrete.

Negrete anunciou a renúncia do gabinete após uma longa reuniao entre Noboa e os ministros para analisar a crise no Poder Legislativo. Ele afirmou que os ministros ``deixam claro o seu apoio a conduçao da Naçao que vem cumprindo o presidente Gustavo Noboa e fazem votos pelo êxito de sua gestao para forjar um melhor destino para o povo equatoriano'.

Os ministros também pediram aos deputados que ``no mais alto interesse nacional, deponham atitudes intransigentes e adotem de maneira efetiva e patriótica o sistema de Direito do Equador'.

A crise parlamentar no Equador foi desatada ha dez dias, após a designaçao da independente Susana González para a presidência do Congresso.

Noboa, que nao esconde a sua preocupaçao com a crise no legislativo, aguarda a decisao do Tribunal Constitucional (TC) sobre a legitimidade da eleiçao de González, que ocorreu após o fracasso da candidatura do deputado Xavier Neira, indicado pelo Partido Social Cristao (PSC, direita).

González, eleita pelo PSC, abandonou o partido em julho passado, mas a Constituiçao determina que a presidência do Congresso deve corresponder a segunda força política do Equador, no caso o Partido Social Cristao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;