Nacional Titulo
Mortes aumentam no trânsito de Belém
Por Do Diário do Grande ABC
10/09/2000 | 15:35
Compartilhar notícia


No primeiro semestre deste ano, 123 pessoas morreram no trânsito de Belém, contra 103 no mesmo período do ano passado e 91 entre janeiro e julho de 1998. O aumento no último semestre é de 16,5% se comparado com o ano anterior, segundo levantamento do Sistema Sensor do Programa Pacto pela Vida no Trânsito, um programa governamental de educaçao no trânsito coordenado pelo Detran/PA.

A estatística mostra que Belém viaja na contramao da história quando o assunto é trânsito. Enquanto a capital paraense vive o drama do aumento constante de acidentes com vítimas fatais, em outras capitais, como Curitiba (PR), por exemplo, verificou-se queda de cerca de 35% este ano, se comparado com o primeiro semestre do ano passado.

Os números colocam em xeque o novo Código Nacional de Trânsito e mostram que ele, isoladamente, nao constitui soluçao para os problemas do trânsito nas grandes cidades. O Detran/PA atribui o alto número de acidentes em Belém à enorme frota de ônibus que circula pela cidade.

No ano passado, foram registrados 1.200 acidentes envolvendo ônibus na capital paraense. Trata-se de 86% da frota circulante na cidade, que era de 1.868 veículos. Enquanto a média nacional é de um ônibus para cada mil habitantes, Belém, que tem cerca de 1,2 milhao de habitantes, possui 1.800 ônibus, 600 a mais do que o necessário.

Atropelamento - Em Belém, 85% das mortes no trânsito sao por atropelamento, índice 35% maior do que a média nacional. O Sistema Sensor do Pacto pela Vida constatou que a falta de atençao é a maior responsável pelas mortes no trânsito, com 38% dos casos, seguido das manobras irregulares, com 18% das participaçoes nos acidentes e, por último, o excesso de velocidade, com 4% dos casos.

``As araras e bem-te-vis (fiscalizaçoes eletrônicas) da prefeitura estao atingindo o alvo errado. Em Belém, é preciso atuar no campo da educaçao, e nao ficar se limitando apenas a reprimir quem dirige em alta velocidade', analisou o estatístico do Sistema Sensor, Jadson Chaves.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;