Economia Titulo
Juros altos destruíram comércio exterior, diz Ricupero
Do Diário do Grande ABC
13/01/2000 | 11:19
Compartilhar notícia


Para o ex-ministro das Finanças Rubens Ricupero a política de juros altos destruiu o comércio exterior brasileiro. "O Brasil com a moeda forte gerou um déficit na balança de transaçoes corrente e a forma de suportar isso foi com "hot money". Só que isso gerou a destruiçao do nosso comércio externo", afirmou Ricupero em Lisboa.

Ricupero, que ocupa o cargo de secretário geral da Conferência das Naçoes Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (conhecida pela sigla inglesa Unctad), disse que a política de juros altos apenas deveria ser utilizada durante um período curto. "Na época, eu achava que os juros altos nao poderiam durar mais do que algumas semanas e nao quatro anos." Segundo contou, na época ele se opôs à política de juros altos adotada pelo Banco Central. "Era contra o que dizia o Gustavo Franco e a turma do Banco Central, mas eles tinham medo de que nao se conseguisse manter a moeda".

O ex-ministro considera que a situaçao está melhor desde o começo do ano passado: "Agora, com a desvalorizaçao o comércio externo se recuperou".

As afirmaçoes foram feitas em entrevista à Agência Estado, após Ricupero dizer que atualizou o lema da organizaçao que dirige, do slogan dos anos 60 "trade, not aid" (comércio e nao ajuda) para "trade, not hot money". O ex-ministro respondia à pergunta se essa nao era uma crítica à política adotada quando estava no cargo.

Ricupero está em Lisboa para convidar o primeiro-ministro português para estar presente na conferência da Unctad, que vai ocorrer em Bangcoc de 12 a 19 de fevereiro. O convite ocorre porque Portugal neste semestre ocupa a presidência rotativa da Uniao Européia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;