Esportes Titulo
Fratura na costela tira judoca das Olimpíadas
Por Do Diário do Grande ABC
19/08/2000 | 15:36
Compartilhar notícia


No mesmo instante em que entrava na sala de reabilitaçao da ABBR, na Lagoa, na manha deste sábado, o nadador Fernando Scherer encontrou outro companheiro da delegaçao brasileira que vai à Olimpíada. Mas, para o judoca Edelmar Zanol, o Branco, que ainda sonhava com os Jogos, o final nao foi feliz. Ele acabou cortado da equipe de judô, por lesao, e será substituído por Carlos Honorato.

Branco fraturou uma costela durante a disputa da seletiva do dia 6, em que garantiu sua vaga olímpica, e está sem treinar há 12 dias. Branco passou por uma avaliaçao isocinética, acompanhado pelo médico Cláudio Cardone, da ABBR, que também cuidará de Scherer.

O teste calcula a força muscular do judoca e comprova se houve déficit muscular com a contusao. Com o diagnóstico, os médicos decidiram vetar o judoca. Na avaliaçao deles, Branco nao teria tempo de se recuperar para os Jogos. Na luta final da seletiva, há 12 dias, contra Carlos Honorato, Branco teve fratura dos arcos costais, ou seja de costelas no lado direito do corpo, segundo explicou Joao Granjeiro, chefe da equipe médica do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nos Jogos de Sídnei, que também acompanha o caso de Scherer.

Um dia depois da seletiva, na qual bateu Honorato por 3 lutas a 2, a disputa mais acirrada do classificatório do judô para a Olimpíada, Branco fez uma ressonância magnética em Sao Paulo. Com dores na regiao do peito, em conseqüência da fratura, o judoca ficou sem treinar desde entao. A estréia na categoria médio (até 90kg), no dia 20, à 1h (de Brasília). Neste sábado, antes de ser submetido à avaliaçao isocinética, num aparelho Cybex, que avalia a potência muscular, Branco fez outra ressonância.

A decisao de cortá-lo da delegaçao foi tomada por Granjeiro, Dácio Godói, médico da Confederaçao Brasileira de Judô (CBJ) e Wagner Castropil, médico do judoca. Branco lutava para ir à sua segunda Olimpíada. Em Atlanta-1996, ele chegou como um dos candidatos à medalha, mas foi derrotado na repescagem pelo canadense Nicolas Gil, entao vice-mundial, e terminou em nono lugar. No ano seguinte, no Mundial de Paris, Branco perdeu na primeira luta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;