Setecidades Titulo Comemoração
Campanha promove valorização da medicina de família

Mobilização é parceria entre a entidade de classe que representa o setor no Brasil e a organização mundial Wonca

Por Do Diário do Grande ABC
19/05/2022 | 19:03
Compartilhar notícia


A medicina de família e comunidade tem registrado crescimento no Brasil – a especialidade teve aumento de 30% em dois anos, segundo a pesquisa Demografia Médica 2020, do CFM (Conselho Federal de Medicina) – e é a área mais capacitada para prestar a atenção humanizada aos pacientes. Hoje o país tem cerca de 10 mil médicos e médicas de família e comunidade.

Para marcar o Dia Mundial da Médica e do Médico de Família e Comunidade – celebrado em19 de maio –, a Wonca (Organização Mundial de Médicos de Família, na sigla em inglês) e a SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade) lançam a campanha deste ano de valorização desses profissionais.

A data, estabelecida em 2010, é a "oportunidade perfeita para celebrarmos aquelas e aqueles que prestam cuidados de saúde pessoais, abrangentes e contínuos para toda a população, e as contribuições especiais das equipes de cuidados primários em todo o mundo", defende a organização internacional.

O lema da campanha deste ano é: "Médica e Médico de Família e Comunidade, Sempre Perto para Cuidar!". “Somos nós que avaliamos todas as necessidades de saúde das pessoas”, diz a presidente da SBMFC, Zeliete Zambon. Os profissionais de medicina de família e comunidade, explica, cuidam de problemas de saúde de todo tipo, em pacientes de qualquer idade ou gênero.

Se houver necessidade do médico encaminhar a pessoa a um especialista, o profissional continua a acompanhar toda a trajetória do paciente ao longo do tratamento que eventualmente tenha que seguir. Zeliete ressalta que o médico ou médica de família coordena o trabalho dos especialistas até que a necessidade do paciente tenha sido atendida. Segundo ela, no entanto, o médico de família consegue resolver cerca de 85% das demandas do paciente.

"Sempre", "Perto" e "Cuidado"
A campanha da SBMFC e da Wonca está fundamentada nos três pilares que formam o lema deste ano. O trabalho dos médicos de família se caracteriza pela presença em todos os momentos e pela continuidade do atendimento, segundo a organização. Os cuidados seguem “por todas as fases da vida dos pacientes e no acompanhamento contínuo, articulando-se com outros níveis de atenção e profissionais de saúde.

Além disso, esses profissionais “fazem parte das comunidades com as quais trabalham”, o que cria um com os pacientes um vínculo de confiança. “Ser médica e médico de Família e Comunidade é um privilégio e uma responsabilidade, cuidando sempre das pessoas e providenciando o necessário para o seu bem-estar e proteção”, segundo a Wonca. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;