Cultura & Lazer Titulo
Bienal andreense de gravura abre dia 6
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
02/10/2005 | 08:18
Compartilhar notícia


Começou a contagem regressiva para a Bienal de Gravura de Santo André. Na próxima quinta-feira (dia 6) tem início a terceira edição do evento cuja programação, sempre com entrada franca, segue até 26 de novembro. Única atração do gênero no Brasil, conta com diversas exposições em quatro cidades do Grande ABC e também em São Paulo, além de uma série de encontros com profissionais da área.

É uma chance imperdível não só para apreciar importantes acervos em exposição, mas para discutir gravura, linguagem milenar que costuma dar muito pano para a manga quando debatida. Representantes do exterior também marcam presença no evento, a área educativa traz diversos workshops e oficinas e a seção de projetos promove atrações como a exibição de trabalhos em ônibus municipais.

No Paço Municipal andreense ocorrem as mostras dos trabalhos selecionados e premiados na bienal e a individual do gravador mineiro (morador do Rio) Rubem Grilo, nome dos mais importantes da gravura brasileira que há 34 anos se dedica à linguagem.

No dia 22, Grilo encabeça um dos encontros agendados - no auditório do Teatro Municipal andreense. Reserve um tempo para ouvi-lo, pois não é sempre que há uma oportunidade como essa na região.

Além de Santo André, na região haverá atrações em São Bernardo, São Caetano, Diadema e na Vila Ferroviária de Paranapiacaba. México, Portugal, Espanha, Itália, Canadá e Japão são os países que terão representações.

Em relação aos Estados brasileiros, a bienal não pára no eixo Rio-São Paulo. Vai bem além, pois conta com exposições de artistas de Porto Alegre (RS) a Belém (PA).

 As mostras são marcadas pela variedade: há espaço para técnicas tradicionais como a xilogravura e ainda para as gravuras digitais, criadas por meio da utilização de novas mídias. Além de aguardar até o dia 6, convém guardar bastante fôlego para respirar tanta gravura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;