Internacional Titulo
Kosovo inicia consultas sobre independência e recebe ameaça russa
Da AFP
10/12/2007 | 09:49
Compartilhar notícia


Os líderes kosovares albaneses iniciaram nesta segunda-feira as consultas com os aliados internacionais a respeito da proclamação de sua independência, afirmou um porta-voz oficial.

"A partir de hoje o Kosovo começa as consultas com seus parceiros internacionais com o objetivo de coordenar os passos para declarar independência", afirmou à imprensa o porta-voz da equipe de negociadores do Kosovo, Skenr Hyseni.

Ameaça- O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, advertiu nesta segunda-feira em Nicósia contra um reconhecimento unilateral de Kosovo.

"Um reconhecimento unilateral (de Kosovo) trará fortes conseqüências", disse à imprensa o ministro russo, que faz uma visita de dois dias ao Chipre.

"Estou convencido de que provocaria uma reação em cadeia nos Balcãs e outras regiões do mundo", acrescentou.

Apoio-  A Grã-Bretanha reconheceria Kosovo se a província separatista sérvia declarasse independência, afirmou nesta segunda-feira o ministro britânico das Relações Exteriores, David Miliband.

Questionado pela BBC se Londres está preparado para reconhecer Kosovo no caso da província declarar independência, Miliband respondeu de modo positivo.

"A resposta curta é sim", declarou Miliband, antes de viajar a Bruxelas para uma reunião com os colegas da União Européia.

"Porém, nos Balcãs é muito importante evitar as respostas curtas e reconhecer que é uma situação muito complexa", advertiu o chefe da diplomacia britânica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;