Palavra do Leitor Titulo
Os ventos da mudança política

O horário gratuito de propaganda eleitoral na TV chega a superar o Jornal Nacional em pontos de audiência. As inserções, cujos críticos...

Dgabc
28/09/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Os ventos da mudança política

O horário gratuito de propaganda eleitoral na TV chega a superar o Jornal Nacional em pontos de audiência. As inserções, cujos críticos dizem não despertar o interesse do telespectador, estão alcançando índices invejáveis. A aceitação do meio eletrônico mostra a evolução da sociedade, que está se politizando e preocupada em conhecer os candidatos, analisar suas propostas, seu passado e, principalmente, ver se o seu preferido tem algum envolvimento com corrupção.

Tem aumentado o número de eleitores que buscam avidamente na mídia tradicional dos jornais e revistas as informações sobre o movimento político eleitoral. E agora, além de atentarem para o horário gratuito de rádio e TV, ainda estão aí, à sua disposição, os e-mails e as redes sociais, que ganham impulso na difusão da mensagem eleitoral e, cada dia mais, constituem o instrumento de trabalho, educação e lazer de expressiva parcela do eleitorado, especialmente os mais jovens.

Essas mídias passam a despertar o interesse e a fomentar a difusão das mensagens e o debate das ideias, antes restrito aos comícios e à imprensa escrita. Seu bom direcionamento está conduzindo a sociedade ao sonhado estágio de consciência e participação, fundamental para o bom exercício do voto. Não devem se esquecer, também, dos acervos dos jornais e revistas, hoje disponíveis na internet. Basta o eleitor neles navegar para pesquisar o passado do seu candidato e, encontrando algo que o desabone, mudar o voto.

Durante anos, a população tem sido bombardeada por acontecimentos que motivam seu amadurecimento e a marcha rumo à participação e à moralidade. Depois de sucessivos escândalos onde os protagonistas acabaram se safando da punição por diferentes razões, o povo mobilizou-se e enfiou goela abaixo de senadores e deputados do Congresso Nacional o projeto da Ficha Limpa, que já impediu alguns e deverá deixar muitos maus políticos fora.

Sem dúvida, está nascendo e se cristalizando outra mentalidade, com todas as condições de passar o País a limpo e formar outra política, mais preocupada em discutir e resolver os problemas da comunidade e livre do nefasto voto de cabresto e da infame compra de votos. O povo, bem informado, jamais será enganado. O eleitor precisa ter motivos para voltar a acreditar que político é sério, honesto e trabalhador e, a partir daí, com a arma do seu voto, expulsar do meio todos os enganadores, corruptos e mistificadores.

Dirceu Cardoso Gonçalves é tenente e dirigente da Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo.

Palavra do Leitor

Aidan Ravin

A reeleição do prefeito de Santo André estava garantida, mas após as queimadas junto à autarquia Semasa, muitos abandonos citados pela principal imprensa e a ‘ofensa' junto à Acisa, tradicional e respeitada, o que deve fazer é preparar a malinha de médico e voltar ao sacerdócio digno, já que usa o título de ‘doutor', que não devia ter trocado de ação, provavelmente sendo bem mais útil à comunidade andreense. Pelo pouco que fez, felizmente útil, não mais que a obrigação, a cidade agradece, pois pelo que não fez e pelas falhas lamentáveis está perdoado, esperando que compense, exercendo com dignidade a medicina, onde o verei com prazer, não tendo atrapalhado a vez de outro e que não seja da sigla que tanto tem ferido a Pátria, mas ainda com muitos simpatizantes. Por ser homem de família e cidadão religioso, Deus o proteja.

Antônio Melo, Santo André

Aproveitadores?

Tentam, são ou já tentaram ser políticos! Verdadeira Casa dos Artistas vai se formando nas casas legislativas,mesmo que seja para vereador. Raul Gil (Jr), se valendo da emissora de TV, onde comanda programa com o pai Raul Gil, se candidata por São Paulo. Multidão de artistas, ex-BBBs, Netinho de Paula, Mulher Pêra, Marco Aurélio, ex-jogadores do Corinthians Dinei e Marcelinho Carioca, Túlio, Romário, Bebeto, Sérgio Mallandro, Wágner Montes, Tiririca, Angela Maria, Eliana de Lima, Grupo KLB, Vovó da Fiel, Leci Brandão, Agnaldo Timóteo, Frank Aguiar, Ademir da Guia, Aurélio Miguel, Popó,Batoré, o Sidnei da Ultrafarma e até pais ou parentes de vítimas de assassinatos midiáticos, enfim, tropa enorme que, em nome do ‘eterno amor ao povo' se une aos principais trambiqueiros da política nacional para mamar juntos! Mas tudo em nome da população. Por que não ignorar a todos com esses perfis? Por que a Justiça permite? Vai trabalhar, gente!

Paulo Rogério Bolas, Santo André

Debandada

Saiu no fim de semana em São Caetano notícia sobre a debandada de candidatos a vereador, e alguns deles do lado governista estão indo para o lado de Paulo Pinheiro, inclusive o presidente da Câmara, Sidão da Padaria, que já participou de várias reuniões com o candidato a prefeito. Conheço candidata a vereadora pelo PSD, que trabalhava na mesma escola que eu, que disse para mim, em voz alta, que votaria em Paulo Pinheiro. Mas o que mais incomodou Regina Maura foi a colocação do vereador Jorge Salgado, que disse que ela não é a candidata do prefeito José Auricchio Júnior, mas, sim, da administração municipal. Espero que até a eleição parem com esse ‘diz que diz', haja campanha íntegra e se eleja o melhor para governar a cidade.

Fernando Zucatelli, São Caetano

Outros

Estamos às vésperas de eleições municipais! Entendo que chegou a hora de tentar mudar a situação, quando somos testemunhas da inércia de nossas Câmaras. Há vereadores, em Santo André, que estão se reelegendo sistematicamente. Todos os mais antigos são meras figuras decorativas, fazendo de seus gabinetes escritórios particulares, sem nada produzir de efetivo em prol do município. Puro clientelismo! Está na hora de renovarmos, com gente que esteja disposta a defender os interesses da população, que tenha propostas efetivas em todas as áreas, visando o bem-estar dos habitantes da cidade. Lanço apelo aos eleitores para que deixem de votar nos atuais vereadores, colocando na Câmara de Santo André novos nomes, numa tentativa de que, realmente, venham eles trabalhar para que Santo André se torne cidade modelo para outros municípios. Temos que tentar seguir novos rumos! Ainda há tempo!

José Bueno Lima, Santo André

Para presidente

Que os cidadãos de Paracatu, em Minas Gerais, terra do ministro Joaquim Barbosa, façam todas as homenagens que seu filho mais ilustre merece. Mas nem pensem em levá-lo para lá no sentido de convencê-lo a se candidatar a algum cargo eletivo. Só se for para presidente da República. Lanço aqui a campanha: Joaquim Barbosa para presidente, já!

José Marques, Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;