Setecidades Titulo Tecnologia
Residencial de idosos substitui visitas por videochamadas

Medida visa preservar moradores de possível contaminação pelo novo coronavírus

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
22/03/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Três residenciais para idosos do Grupo DG Sênior no Grande ABC tiveram as visitas de familiares suspensas por tempo indeterminado. No lugar da presença física, os moradores estão usando a tecnologia e conversando com os parentes por meio de chamada de vídeo. Esta medida foi necessária para proteger todos os residentes da possível contaminação pelo novo coronavírus, que já infectou, até sexta-feira, 22 pacientes. Dois óbitos estão sendo investigados por possível relação com a doença, um em Santo André e um em São Caetano.

CEO do Grupo DG Sênior, Eduardo Peres destacou que a decisão foi tomada seguindo as orientações do Ministério da Saúde e pelo fato de o público atendido ser o mais vulnerável à doença. “A receptividade das famílias foi de quase 100%. Uma ou duas questionaram, mas logo aceitaram e entenderam a importância”, relatou. “Estamos fazendo um trabalho de conscientização das famílias desde o início, mas esta semana intensificamos todos os cuidados para preservar nossos residentes”, afirmou a enfermeira chefe do Grupo DG Sênior, Marcella dos Santos. 

“Nesse momento as visitas foram suspensas e todos os nossos funcionários passam por triagem com medição de temperatura e verificação dos sintomas para afastamento ao primeiro sinal de contaminação”, reforçou a enfermeira. “É importante destacar que existe uma triagem diária com todos os profissionais que continuam realizando os atendimentos diários, a terapia ocupacional, a fisioterapia, até o momento em que vão embora”, reforçou Peres.

Como poucos idosos têm celular e/ou dominam o uso da tecnologia, os residentes estão sendo auxiliados pelos funcionários para se comunicar com as famílias. “O horário para interação é livre, mas temos orientados que priorizem o período da tarde, até por conta das outras atividades”, explicou o CEO. Além do cuidado com a suspensão das visitas, os residenciais estão mantendo todos os reforços que já haviam sido implantados na limpeza das casas e na higienização de mãos e aparelhos de uso comum. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;