Internacional Titulo
Argentina investiga casos de crianças nascidas na ditadura
Por Do Diário do Grande ABC
03/08/2000 | 11:56
Compartilhar notícia


A Corte Suprema da Argentina resolveu manter à cargo da Justiça civil as investigaçoes sobre os casos de crianças nascidas nos centros clandestinos de detençao, durante a ditadura, e que foram tiradas de seus pais.

Desta forma, o tribunal máximo rechaçou o pedido do Conselho Supremo das Forças Armadas, que pretendia transferir as investigaçoes para a Justiça militar. A tentativa provocou uma onda de protestos de organismos de defesa dos direitos humanos e da Comissao Interamericana de Direitos Humanos, que acreditaram tratar-se de uma manobra para evitar a puniçao dos militares envolvidos no seqüestro das crianças nascidas nos centros de tortura.

Por conta da apuraçao já feita sobre o caso, o juiz federal Adolfo Bagnasco ordenou a abertura de processo e a prisao domiciliar de dezenas de ex-repressores, entre eles, o ex-presidente argentino, Jorge Videla. O juiz tenta confirmar a existência de um esquema sistemático de seqüestro de bebês, cujas maes estavam detidas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;