Setecidades Titulo Concurso literário
Redações vão ajudar em políticas públicas

Textos embasarão documento que será enviado ao Consórcio com sugestões de melhorias regionais

Por Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
01/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Passada a fase de premiação dos autores dos melhores textos do Desafio de Redação, a 13ª edição do concurso literário promovido pelo Diário e pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) entra na sua segunda etapa. Os textos, produzidos por estudantes das redes pública e privada das sete cidades, serão reavaliados pelos professores da universidade com o objetivo de identificar temas revelantes que possam ajudar na elaboração de políticas públicas para o Grande ABC. A expectativa é a de que o documento com as propostas seja encaminhado ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC em março.

A iniciativa é pioneira e tem como objetivo apresentar aos sete prefeitos as observações dos estudantes a respeito do tema A Região Que Eu Quero Em 2030, que embasou o concurso literário neste ano. “Na correção para a premiação utilizamos os critérios do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), agora, vamos analisar os textos com mais critérios, como, soluções para a mobilidade e sustentabilidade”, ressalta Joaquim Celso Freire, coordenador de ações de comunicação, extensão e cultura da USCS.

Durante a etapa de correção das redações, os professores observaram que aspectos do cotidiano foram os assuntos mais abordados pelos estudantes, principalmente temas relacionados à qualidade de vida, como segurança pública, educação e cultura.

RECONHECIMENTO

A cerimônia de encerramento do Desafio de Redação, na terça-feira, prêmio 47 pessoas, entre alunos e professores, de 37 escolas das sete cidades, com bicicletas, notebooks e televisores. 

O evento, que aconteceu no Centro Poliesportivo Joaquim Cambauva Rabello, no bairro Barcelona, em São Caetano, foi conduzido pela repórter e apresentadora Izabelle Stein. “O concurso inspira os jovens a escrever e isso é fantástico”, avalia.

No total, foram produzidos 102.604 textos. O prêmio principal – bolsa integral para curso de ensino superior na USCS – foi conquistado por Guilherme Fabrício Bolutavicius, 17 anos, do Colégio Jean Piaget, em São Bernardo. 

O estudante pontuou em sua redação quais os critérios que o Grande ABC precisa avançar para que seja uma região melhor daqui dez anos, como cultura e ciência. (Leia a redação na íntegra no D+). “Não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo. Realmente não esperava ganhar”, disse o jovem, que ainda não decidiu qual curso escolher, porém, deseja algo que esteja relacionado à física ou à astronomia.

A torcida selecionada como a mais animada do evento foi a da EE Therezinha Sartori, de Mauá, ganhando R$ 3.000. Foi a quinta vez que a escola venceu a categoria. Além disso, o grupo de ginástica rítmica da Associação Tryade, de Mauá, foi responsável por abrir a cerimônia.

Em 13 anos de concurso, a ação contabilizou mais de 1,4 milhão de textos. O Desafio de Redação é patrocinado pelo Cemitério Vale dos Pinheirais, em Mauá, e tem apoio institucional do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) de São Caetano. O evento final contou com patrocínio da Ecovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;