Memória Titulo
Treze anos sem Edson Danillo Dotto

Edson Danillo Dotto foi mais que um jornalista e publicitário. Coube ao Dr. Edson profissionalizar a imprensa do Grande ABC, abrindo espaço para...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/03/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Edson Danillo Dotto foi mais que um jornalista e publicitário. Coube ao Dr. Edson profissionalizar a imprensa do Grande ABC, abrindo espaço para algumas gerações de jornalistas. Seu projeto deu tão certo que conseguiu inserir o nome das nossas sete cidades no mapa paulista e brasileiro.

Edson Danillo Dotto partiu em 16 de março de 1997, e a grande homenagem que recebeu foi seu nome dado ao complexo da Avenida Perimetral, em Santo André, hoje oficialmente denominada Avenida Edson Danillo Dotto.

Dr. Edson era um cavalheiro. A todos, mesmo aos jovens iniciantes do jornalismo, estagiários incluídos, referia-se como senhor. Ou senhora. Ou senhorita. Segurava a porta do elevador à espera de algum colaborador que chegasse esbaforido com a notícia a ser redigida no 3º ou no 4º andar da Rua Catequese, 562.

Num sábado, recorremos a ele para tentar identificar os nomes e endereços das oficinas de São Paulo onde o News Seller era rodado antes que o semanário adquirisse seu próprio maquinário. Ele sabia de cor os nomes das oficinas, até mesmo de seus proprietários, mas não conseguia precisar o tempo em que cada uma executou essa tarefa.

Diante do nosso pedido, Dr. Edson deixou sua sala e veio até o banco de dados para ajudar na pesquisa. Colocou as coleções encadernadas do jornal no chão, sentou-se no carpete e começou a procurar no expediente a informação. Demorava-se nesta ou naquela notícia de tantos anos atrás.

Naquela manhã de sábado, Dr. Edson confessou que gostaria de olhar mais vezes os jornais antigos da casa, para matar saudades dos tempos em que, com os demais diretores e colaboradores, diretamente da Rua Coronel Oliveira Lima ou Bernardino de Campos, endereços iniciais do jornal, batalhavam a semana inteira para que o jornal estivesse pronto para ser distribuído no sábado e/ou domingo.

Insistimos: Dr. Edson deu dignidade ao exercício do jornalismo no Grande ABC. Sempre registrou em carteira seus colaboradores. Estabeleceu uma política salarial e de cargos. Estimulou os novos valores. Deu força à Faculdade de Comunicação do Instituto Metodista. Abriu campo para que outras publicações sérias assim o fizessem também - até então, os empregos da imprensa eram raros no Grande ABC, incluindo-se as incipientes assessorias públicas e privadas, à exceção das multinacionais. No geral, não se respeitavam os profissionais diplomados, pagavam-se salários de fome.

Nossa mais difícil tarefa foi antecipar um texto que seria publicado após o seu falecimento. Edson Danillo Dotto estava muito doente. Já não havia esperanças de que se recuperasse. E era preciso deixar pronta uma matéria especial sobre a sua vida. Recorremos a uma entrevista gravada que fizemos com ele e cujo original cedemos ao serviço de memória de São Bernardo, que a preserva. E como foi difícil, naquelas circunstâncias, ouvir a sua voz, reproduzir a sua fala, criar um texto.

Setembro se aproxima. É o mês do seu aniversário de nascimento. Temos agora, entregue pela família, a ficha funcional do diretor Edson Danillo Dotto. Quando setembro vier, voltaremos a falar mais um pouco do saudoso jornalista e publicitário, de tantos exemplos, de tantas lições de vida e humildade.

Trabalhadores

Nascem em 16 de março:

1904 - Gabriel dos Santos. Natural de Jundiaí. Carregador da F. Hackradt e Cia. Residência: Rua Rússia, 156, Parque das Nações.

1914 - Alexandre Diogo. Natural de São Paulo, Capital. Torneiro-mecânico da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Rua Eldorado, 152.

1917 - Altino Gomes da Rocha. Natural de Posse de Ressaca. Industriário da Fábrica de Ácido São Caetano. Residência: Avenida Central, 201.

Fonte: 1º livro de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

SANTOS DO DIA

Antonio Daniel, Carlos Garnier, Ciriaco e Taciano.

Na estampa de 1958 aparece Santo Agapito. Romano. Papa no ano 535.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Turma da esquina

Os meninos da Vila Assunção, em Santo André.

Ontem foi a data de aniversário dos nascimentos de Nelson Pastorelli e José Carlos Furtado.

Pastorelli (Santo André, 15-3-1936 - 16-4-1977). Industriário. Exerceu funções diversas nas indústrias Laminação Nacional de Metais, Cofap, Willys (Ford) e Volkswagen. Filho de Margarida Bravo Pastorelli e Pedro Natale Pastorelli. Esposa: Sofia Paulo da Costa. Filhos: Antonio Carlos, Paulo Roberto, Ana Paula e Marina Gabrielli.

José Carlos Furtado (Santo André, 15-3-1948). Formado em Administração de Empresas, exerceu a profissão à frente de uma transportadora. Hoje é aposentado. Filho de Artur Furtado e Deolinda dos Santos Furtado. Esposa: Nadia Furtado; filhos: Glauber, Ricardo e Veridiana.

A história familiar de José Carlos Furtado é muito rica, em termos de Santo André. Os avôs paternos chegaram ao Guarará em 1896; os avós maternos fizeram história na Chácara Silva, na atual Vila Linda, a partir de 1925. Duas histórias já incluídas na pauta de Memória e das quais trataremos proximamente.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 16 de março de 1980

Manchete - EUA mantêm acordo nuclear firmado com o governo brasileiro.

Política - Partido Popular é lançado em Santo André.

EM 16 DE MARÇO DE...

1920- Lei municipal declara de utilidade pública os terrenos necessários à instalação da linha de transmissão de energia elétrica da companhia Light and Power em São Caetano, Santo André, Pilar (Mauá) e Ribeirão Pires.

1935- Fundado o grupo escolar da Vila Assunção, em Santo André.

1960- Fundada a Sociedade Amigos de Vila Marchi, no bairro Assunção, em São Bernardo.

MUNICÍPIO PAULISTA

São Sebastião. Atinge a emancipação política em 16 de março de 1636, quando se separa de Santos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;