Cena Política Titulo Cena Política
Semana para dar cara ao Consórcio
Por Raphael Rocha
15/01/2019 | 07:04
Compartilhar notícia


Novo presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), tem semana para dar início às propostas de novo modelo da entidade e reagrupamento de municípios dissidentes. Depois de se reunir com o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), na semana passada, o andreense tem agendas com os chefes de Executivo de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (sem partido), e de Diadema, Lauro Michels (PV), hoje e amanhã, respectivamente. Ainda hoje, se encontrará com técnicos do colegiado para saber da viabilidade de promessa de reduzir ainda mais o custeio do Consórcio. Depois de chegar a 0,5% da receita corrente líquida, Paulo Serra herdou de seu antecessor, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), instrumento funcionando com 0,17% da receita dos municípios. O andreense acredita ser possível reduzir esse índice pela metade.  

Prestígio

 Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) esteve na linha de frente da vitoriosa campanha do ex-prefeito paulistano João Doria (PSDB) ao governo do Estado. Parte da retribuição pode ser vista hoje. A primeira agenda pública do novo governador no Grande ABC será em São Bernardo, na inauguração do Bom Prato, no Centro. Há expectativa ainda de que Doria vá ao gabinete de Morando para conversar sobre outros projetos.

Demissão

 A prefeita em exercício de Mauá, Alaíde Damo (MDB), exonerou ontem Temístocles Cristófaro do cargo de secretário de Meio Ambiente. Curiosamente, Cristófaro – que tem passagem pela Prefeitura de Ribeirão Pires, na gestão de Clóvis Volpi (Patriota) – chegou ao Paço de Mauá pelas mãos da própria emedebista. Ele havia sido admitido na primeira passagem de Alaíde e ficou quando o prefeito afastado Atila Jacomussi (PSB) retomou o posto, em setembro. Muitos apostam que Rogério Zutin, aliado de Alaíde, herde a vaga.

Sondagem

 Por falar na prefeita interina de Mauá, Alaíde Damo (MDB), pessoas próximas do gabinete da emedebista relataram que o ex-prefeito José Carlos Grecco (PSDB) tentou aproximação com a chefe em exercício do Executivo mauaense. Desde que deixou a administração, em 1996, Grecco atua mais nos bastidores da política do que na linha de frente. A resposta teria sido negativa a um encontro com o tucano.

Ideia

 Outro assunto que deve entrar na pauta do novo presidente do Consórcio Intermunicipal, o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), é o processo de seleção para admissão de secretário executivo e diretor da Casa do Grande ABC em Brasília. O modelo será semelhante ao adotado por alguns deputados do partido Novo para preenchimento de assessores, tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal.

Visita

 Presidente do PT estadual, o ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho esteve na casa do ex-vereador e ex-prefeiturável de Diadema Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, que ficou oito meses presos após agressão a um empresário durante um protesto em frente ao Instituto Lula, em abril. Marinho classificou as prisões de Maninho e seu filho, Leandro, como injustas. “Bom tê-los ao nosso lado de novo.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;