Internacional Titulo
Prisao de rebelde pode provocar guerra civil em Fiji
Do Diário do Grande ABC
27/07/2000 | 11:31
Compartilhar notícia


O exército de Fiji deteve esta quinta-feira centenas de partidários do autor do golpe de Estado, George Speight, também detido desde quarta-feira, aumentando assim o risco de uma guerra civil no arquipélago.

Estas prisoes aconteceram durante uma operaçao do exército numa escola de Kalabu, nos arredores da capital, Suva, onde haviam se refugiado os partidários de George Speight. A prisao de Speight e o assalto à escola de Kalabu foram o estopim de vários atos de violência. Partidários de Speight se apoderaram de um aviao da Air Fidji, no Norte da capital, tomando como reféns dois pilotos de nacionalidade neozelandesa, segundo a rádio australiana ABC.

Em Labasa, cidade situada ao Norte de Suva e que conta com uma forte comunidade indiana, os rebeldes capturaram 50 indo-fijianos e os levaram para um quartel onde os militares sao partidários de Speight que semeiam o terror na cidade.

Phil Goff, ministro neozelandês das Relaçoes Exteriores, apelou ao exército para que retome o controle do país, advertindo sobre os riscos de uma guerra civil.

Durante o assalto contra um colégio de Kalabu, ocorrido no dia seguinte à prisao de George Speight, um homem de 50 anos morreu asfixiado pelo gás lacrimogêneo utilizado pelo exército. 369 pessoas foram presas e outras 40 foram hospitalizadas, mas nenhuma ficou ferida a bala, informou o porta-voz do exército, coronel Filipo Tarakinikini.

No assalto, também foi preso o coronel Ilisioni Ligaire, que participou do golpe de Estado junto com George Speight, assim como mais 12 membros de um esquadrao militar que se uniu aos golpistas.

O coronel Tarakinini confirmou que o exército prendeu George Speight e três de seus colaboradores ``indefinidamente' no quartel Queen Elizabeth, o quartel-general do exército. George Speight pode ser julgado por traiçao, devido às ameaças que lançou contra o presidente de Fiji, Ratu Josefa Iloilo, afirmou o porta-voz do exército.

O presidente deve anunciar esta quinta-feira a nomeaçao de um novo governo interino, no qual Speight gostaria de ver seus partidários, como vinha reivindicando repetidamente. ``Fomos advertidos de que se o presidente nao aceitasse uma certa composiçao do governo, haveria novamente violência e que a própria vida de Iloilo estaria ameaçada', informou o coronel Tarakinini, afirmando que esta ameaça levou o exército a intervir contra os rebeldes.

George Speight tomou como reféns, em 19 de maio, o entao primeiro-ministro Mahendra Chaudhry, de origem indiana, e os membros de seu governo, dos quais obteve a demissao. Sua açao tinha como objetivo protestar contra a influência da comunidade indiana, que representa 43% da populaçao das ilhas Fiji e controla a maior parte do comércio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;