Palavra do Leitor Titulo
Respostas novas

Parece que enfim o governo acordou e entendeu que a competitividade brasileira não era lá essas maravilhas, pois a presidente Dilma...

Por Dgabc
18/09/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Respostas novas

Parece que enfim o governo acordou e entendeu que a competitividade brasileira não era lá essas maravilhas, pois a presidente Dilma Rousseff lançou, na véspera do feriado de 7 de Setembro, plano para melhorar a competitividade da indústria nacional. Entre as medidas, que Dilma chamou de ‘respostas novas', está a redução das tarifas de energia elétrica, atrelada à redução da taxa de juros efetivada nos últimos meses, além de medidas setoriais para reduzir o chamado ‘custo Brasil'.

Diversos relatórios internacionais, como Doing Business e Relatório Global de Competitividade, mostram que a situação brasileira precisa melhorar. Citando o jornalista Thomas Friedman e seu best-seller O Mundo é Plano, há inúmeros casos de achatamento do mundo em que empregos são levados a países com custos menores. A internet e tecnologia são peças fundamentais para a melhoria do desempenho de empresas e os governos devem fazer a sua parte, investindo em Educação de qualidade e reduzindo impostos.

Há de se reconhecer que o governo Dilma deu passo significativo ao parar com o revanchismo quanto às privatizações, e assumiu que ninguém melhor que a iniciativa privada para tocar os grades projetos de infraestrutura, via concessões. Acredito que esta medida equivale a carta ao povo brasileiro, quando o ex-presidente Lula declarou que os contratos assumidos seriam respeitados e a estabilidade econômica, junto com as metas de inflação, seriam mantidas se ele fosse eleito presidente.

Por outro lado, o governo vem nos últimos meses aumentando o imposto de importação de inúmeros produtos, como automóveis, autopeças, vinhos e até da batata. Tal medida, é necessário destacar, não deve se perpetuar, pois, senão, poderá trazer consigo ineficiência, preços altos e defasagem tecnológica. A presidente Dilma mencionou que vai ‘defender a indústria nacional' da concorrência desleal de produtos estrangeiros, então deve ficar claro que não pode confundir isso com protecionismo.

Como próximas etapas o governo poderia enviar ao Congresso medidas que reduzam o tempo e a burocracia para abertura de empresas, assim como as reformas trabalhista e tributária, que tanto a sociedade brasileira precisa, neste mundo cada vez mais competitivo.

Roberto Saraiva Romera é economista e professor de Empreendedorismo.

Palavra do Leitor

Sem controle

Mais um ex-policial executado a sangue-frio em Santo André. Já passou da hora de o comando da polícia dar basta nesta situação que, ao meu ver, está fora de controle. Governador, aproveite o momento eleitoral e deixe a polícia trabalhar como se deve, sem interferência da política, que é suja e corrupta. Ou vai deixar que muitas famílias fiquem órfãs de seus entes queridos? Policiais, trabalhem para nossa e vossa segurança. Direitos humanos, parem de proteger bandidos e vão dar apoio às famílias desses policiais mortos.

Flávio Giroldo, Santo André

Resposta

Em resposta à carta do leitor Danilo Colombo (Descontos, dia 14), a Ecovias esclarece que periodicamente interrompe o tráfego em uma das pistas da Via Anchieta, no trecho de serra, para efetuar serviços de manutenção e limpeza. Já o ‘sentido de se fechar a interligação (na direção) Anchieta-Imigrante' atende série de necessidades específicas de operações de tráfego, em várias situações. E a interligação nunca é fechada no sentido inverso porque é obrigatório que todo veículo de carga procedente da Rodovia dos Imigrantes siga pela interligação para acessar a Via Anchieta, já que a descida de serra é proibida pela pista descendente da Rodovia dos Imigrantes. Finalizando, vale esclarecer que a liberação das pistas, após a ocorrência de acidentes, exige série de providências por parte da concessionária.

Ecovias

Quem mente?

O PT realmente é um partido lotado de incongruências. A ministra diz que o programa de ajuda às creches está à disposição de todos os partidos, mas o senhor Gilberto Carvalho diz que vai ajudar o município se o seu candidato ganhar. Paradoxo! Quem está mentindo? Ou ambos estão?

Zilda Klecz, Santo André

Justiça a todos

Fenômeno que só acontece no Brasil: 1,27 milhão de ações encalhadas pelos fóruns do País, levando até mais de um ano para serem julgadas. Uma verdadeira indústria de processos e ações trabalhistas daqueles que só acreditam ter direitos. Ações por danos morais motivadas por dívida de R$ 50, reivindicando R$ 5.000 de multa. O mais incrível é que 85% dessas ações têm advogados legalmente constituídos. Acredito que a Justiça no Brasil está necessitando se adequar ao crescimento no aumento do número de ações e se modernizar. Algo tem de ser feito no sentido de motivar as pessoas a não fazer uso desse serviço com ações que não tenham sentido. Cabe aos advogados esta seleção nos motivos que levam as pessoas a processar outras. Só assim teremos Justiça mais eficiente e justa.

Antônio Carlos Guertas, São Bernardo

Ausência

Muito estranha a ausência do deputado e coordenador regional do PSDB, Willian Dib, nas passeatas que contaram com a presença do governador Alckmin, pró-candidaturas de Alex Manente, em São Bernardo, e de Regina Maura, em São Caetano. Será que foi resolução dos organizadores ou da assessoria do governador, que julgou melhor Dib ficar fora dessa para não queimar mais o filme do PSDB em todo o Grande ABC. Que, aliás, vai de mal a pior.

Marcelo Sarti, São Bernardo

Religião

Nunca vi guerra religiosa tão grande como nesta campanha política! Em São Paulo o candidato Celso Russomanno está ligado à Igreja Universal e, por isso, tem recebido críticas. No Grande ABC, já atacaram a candidata à Prefeitura de Mauá Vanessa Dama porque ela foi a uma sessão de culto afro. A Constituição declara que todos têm livre acesso a qualquer doutrina religiosa. Orgulho-me de servir à minha religião e não usá-la para me vangloriar. Faço dela forma de ajudar as pessoas. Espero que nesses dias próximos à eleição haja campanha íntegra e de paz entre as pessoas.

Fernando Zucatelli, São Caetano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;