Memória Titulo
Jurema & Ranulpho

O cenário inicial desse romance se dá entre a Vila Alpina...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/09/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


O cenário inicial desse romance se dá entre a Vila Alpina, Vila Guiomar e bairro Jardim, em Santo André. A jovem professora Jurema Moreira estava na Maria Cabeleireira. O jovem radialista Ranulpho Ferreira Rocha seguia em direção à Padaria Francesa, na Dom Pedro II, para comprar leite. Houve uma primeira troca de olhares e de palavras, o que chamou a atenção do Sr. Ernesto, pai de Jurema.

- É só uma amizade americana - justificou a filhota, toda prosa.

Era 1959. O namoro configurou-se em 1960. O casamento em 15 de setembro de 1962, na matriz Santo Antonio de Vila Alpina. Ou seja: o Sargento Ranulpho, o primeiro repórter rodoviário da TV Bandeirantes, completa hoje Bodas de Ouro do casamento com a professorinha que lecionou durante 25 anos na Prefeitura de Santo André e no Sesi.

Ranulpho é hoje major da Polícia Militar, o moço que nasceu em Marília e que veio para Santo André em 1951; Jurema, natural de Rio Claro, fez sua vida  em Santo André. O casal tem os filhos Walkiria, Waléria e Ranulpho Junior; os netos Cahue, Tahiná, Ahron e Johan, e a bisneta Monique, de nove anos.

Monique será a princesa da festa de hoje, que terá a presença de Madalena Crulhas, que foi babá de Ranulpho; do monsenhor Nivaldo Resstel, celebrante do casamento, 50 anos atrás; Terezinha, irmã do monsenhor, secretária do Colégio São Bento, em Marília, colega mais velha do jovem escriturário Ranulpho; Darwin Bassi, professor/doutor de Física, tio de Ranulpho, um dos padrinhos do casal em 1962.

Será uma festança. Já encomendamos uma foto de todos os presentes. E quando Memória publicar a foto a ser feita hoje, detalharemos um pouco da vida profissional do eterno Sargento Ranulpho, que trabalhou no rádio local, no rádio e TV paulistanos, mas que começou a trabalhar muito cedo de engraxate na barbearia do Valdomiro, que ficava na Avenida 15 de Novembro, em Santo André.

EM 15 DE SETEMBRO DE...
1947 - Fundação do Nacional Futebol Clube, da Vila Barcelona, em São Caetano. Sua sede ficava à Alameda Cassaquera, 19.
1962 - Celebrada a primeira missa na Vila Palmares, em Santo André.
1977 - Inaugurada nova ala do serviço de assistência materno-infantil do Hospital Municipal de Santo André.

HOJE
Dia da Musicoterapia e do Musicoterapeuta; Dia do Cliente.

NAS ONDAS DO RÁDIO
TRIANON AM (740) - UNIVERSAL AM DE SANTOS (810). Quinta Avenida. Hoje: Freddy Martin à frente de sua orquestra e o "som de prata" de seu saxofone tenor. Também uma homenagem à cantora Barbara Lea, recentemente falecida, e gravações com o cantor-ítalo-americano Vic Damone; amanhã: uma ida ao salão de baile do bairro negro de Harlem, em Nova Iorque, com as bandas de Chick Webb e Count Basie. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br.
BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Vida e trajetória do presidente Juscelino Kubitschek, o Presidente Bossa Nova (segundo de uma série de três programas). Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: Jéssica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 15 de setembro de 1982 - Nº 6006
MANCHETE - Presidente libanês Beshir Gemayel morre em atentado em Beirute
MOVIMENTO SINDICAL - Greve na Fiação Nice, em São Caetano.
EDITORIAL - Finsocial enseja amplo questionamento
POLÍCIA - Bombeiros de Santo André resgatam corpo do estudante Valdir de Oliveira, 10 anos, no Rio Quilombo.
PUBLICIDADE - Da página Roteiro do Bom Apetite, um guia dos restaurantes do Grande ABC, num total de 34 endereços, entre os quais: A Nova Barca (Gertrudes de Lima), Pizzaria do Gino (São Bernardo), Bar, Café e Restaurante Lua (São Caetano). Continua.

Fim de semana
Texto: Guido Fidelis
Finda a semana. Deixamos um rastro de ações nos dias que fugiram rumo ao passado. Agora é banhar-se na cachoeira purificadora do sábado e domingo, destravar o sorriso e vislumbrar as corredeiras de novos dias que conduzem à Primavera. Boa colheita de flores.

SANTOS DO DIA 
Catarina de Gênova, Emília, Jeremias, Nicomedes e Senhora das Dores.
A devoção a Nossa Senhora das Dores, ou Madonna Addolorata, em italiano, é muito antiga. Evoca o sofrimento de Maria quando do flagelo e morte do seu filho Jesus.
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Editora Vozes, 2012.
VILA PALMARES - Paróquia Nossa Senhora das Dores celebra hoje, às 19h30, missa festiva com a presença de Dom Nelson. Serão lembrados os 50 anos da primeira missa na paróquia.
ILUSTRAÇÃO - Escultura do Sagrado Coração de Jesus. Autor: Benedito Amaro de Oliveira, o Dito Pituba (1848 - 1923). Esculpido em madeira caxeta e policromado pelo santeiro. 
Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Rosária Alves de Souza Modes, 94. Natural de Bragança Paulista (SP). Dia 11. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.
Maria Engraça Vasconcelos, 85. Natural de Gameleira (PE). Dia 13. Parque das Flores, Campinas (SP).
Olívio João Fiorini, 80. Natural de Viadutos (RS). Dia 11. Cemitério Camilópolis.
Pedro Pinto Ferreira, 72. Natural de São Paulo (SP). Dia 13. Cemitério Curuçá.
Vilma Bachot Nunes de Souza, 69. Natural de Araraquara (SP). Ontem. Crematório de Vila Alpina.
Hélio Antonio Cavarzan, 68. Natural de Nova Granada (SP). Dia 13. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.
Nelson Pini, 68. Natural de Itápolis (SP). Dia 11. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO
José Fagundes, 76. Natural de Teixeiras (MG). Dia 12. Cemitério dos Casa.
Luiz Carlos Ferreira, 71. Natural de Cedral (SP). Ontem, em Santo André. Jardim da Colina.
José Rodrigues dos Santos, 64 anos. Natural de Monte Alegre do Piauí (PI). Dia 12. Cemitério dos Casa.
Oilton Albiero, 53. Natural de São Bernardo. Ontem, em Santo André. Cemitério de Vila Euclides. 

SÃO CAETANO
Aurora Gallo Gerbi, 96. Natural de Serra Negra (SP). Dia 13, em Santo André. Cemitério das Lágrimas.
Ivone Cavassani Santos, 85. Natural de São Caetano. Dia 12. Cemitério São Caetano, em Vila Paula.
Laércio Varani, 75. Natural de São Caetano. Dia 3. Cemitério São Caetano, em Vila Paula.

DIADEMA
Maria Aparecida Pires, 53. Natural de Porto Firme (MG). Dia 13, em Santo André. Cemitério Municipal.

MAUÁ
Irene Correia Lima, 75. Natural de Crato (CE). Dia 12, em Santo André. Cemitério Santa Lídia.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;