Economia Titulo
RJ: lojistas reclamam a queda das vendas para o Dia dos Pais
Do Diário do Grande ABC
13/08/2000 | 17:12
Compartilhar notícia


As vendas de presentes para o Dia dos Pais decepcionaram o comércio do Rio. No sábado, quando era esperada a corrida dos consumidores de última hora, os principais shoppings da cidade ficaram lotados, com movimento 10% superior ao verificado no ano passado. Segundo gerentes e vendedores, no entanto, a maioria dos clientes procurou presentes considerados baratos - na faixa entre R$ 20 e R$ 40 - ou foi aos shoppings passear.

Alguns lojistas chegaram a prever queda de 30% nas vendas em relaçao ao Dia dos Pais do ano passado. Os balanços dos lojistas, porém, serao fechados apenas hoje. ``O comércio está dando mais facilidade de pagamento este ano, mas as vendas foram fracas assim mesmo', reclamou a gerente da loja Sandpiper do shopping Rio Sul, Bárbara Gonçalves.

As queixas dos vendedores confirmam a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada sexta-feira, que apontou queda de 3,4% nas vendas do varejo carioca no primeiro semestre do ano. O casal de arquitetos Cláudio Tovar e Paula Maggessy reclamou do menor poder de compra dos trabalhadores.

``Viemos ao shopping na quinta-feira, mas desistimos de comprar os sapatos que queríamos', disse Cláudio, que no sábado achou algo que se encaixava no seu orçamento: um cinto da loja Aviator, por R$ 19,90. ``As pessoas queriam uma lembrancinha para nao deixar a data passar em branco', disse Elaine Lima, gerente da loja.

Segundo a gerente da Richards, Natalie Fernandes, as vendas foram um ``desastre' como no Dia dos Namorados. ``Ao contrário do ano passado, quando as vendas começaram 15 dias antes, este ano só vendemos alguma coisa nos últimos três dias', atestou.

A gerente de marketing da In- Mont (administradora do Sao Conrado Fashion Mall, Ilha Plaza, Plaza Niterói e Rio Off Price), Jussara Nova Raris, estima que o movimento nos shoppings foi 8% maior que 1999. Já no Via Parque, na Barra, o movimento cresceu 18%. Ao contrário dos lojistas, o shopping da Barra e de Del Castilho, o Norte Shopping, prevêem aumento de 10% das vendas. Entre os eletrodomésticos, o destaque foi o DVD (Digital Video Disc) da Gradiente, que saiu por R$ 699,00 nas Lojas Americanas do Via Parque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;