Cultura & Lazer Titulo
O homem da mala
Diogo de Oliveira
Da TV Press
03/10/2006 | 21:17
Compartilhar notícia


Há tempos Silvio Santos estava afastado dos tradicionais programas de auditório. Mas bastou o apresentador e dono do SBT voltar à cena para a emissora reaver a audiência dos tempos em que mantinha-se solidamente no segundo lugar do Ibope, com uma grade repleta de programas apresentados pelo dono do Baú. Assim tem sido com o Topa ou Não Topa, produção exibida no SBT nas noites de quarta, às 22h. Sob o comando do apresentador desde a sua estréia, em agosto, o game show costuma emplacar o segundo lugar na audiência – mantendo ótima média de 15 pontos, com picos de 20.


Dividido em cinco blocos e com um participante por edição, o Topa ou Não Topa é uma versão brasileira para o fenômeno de audiência internacional Deal or No Deal – programa da holandesa Endemol International BV, produtora especializada em reality shows que licencia, entre outros, o Big Brother Brasil, da Globo. No Topa... o jogador escolhe uma entre 26 maletas, guardadas por modelos que vestem figurinos exíguos que revelam seus corpos esculturais. Essas bem acompanhadas maletas guardam valores que vão de R$ 0,50 até R$ 1 milhão.


Escolhida a maleta, o participante começa a abrir as outras. Nas duas primeiras rodadas, o competidor abre seis maletas. Na terceira, quatro; na quarta, três; na quinta, duas. E a partir da sexta rodada, ele abre de uma em uma. Ao final de cada etapa, o participante recebe – por telefone – a proposta de um “banqueiro” que quer comprar sua maleta sem saber o valor.


O jogo é totalmente baseado na sorte do participante. Tanto que a única chance de ganhar o prêmio máximo de R$ 1 milhão é escolher, de cara, a maleta que contém a quantia. Isso, porém, não torna o programa desinteressante. Ao contrário. Como existem outros prêmios valiosos – as maletas de R$ 750 mil, de R$ 500 mil e de R$ 350 mil –, só uma impressionante “falta de sorte” poderia derrubar um dos participantes antes da quarta rodada.


O melhor, no entanto, fica mesmo com a sempre engraçada embromação que Silvio Santos faz. Ele desdenha do participante e brinca com os telespectadores, repete suas veteranas piadas com a graça habitual, envolve com seu charme todo o auditório – composto majoritariamente por mulheres – e conduz a produção com a maestria. Até cada uma das 26 beldades “porta-malas” o apresentador chama pelo nome. Tudo sem deslizes. Não à toa, as três produções do SBT apresentadas por Silvio Santos atualmente obtém boa pontuação no Ibope. O que prova que o dono do SBT – considerado o rei dos programas de auditório – está longe de perder a majestade.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;