Setecidades Titulo
Febre maculosa: região tem mais três suspeitas
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
11/11/2005 | 08:36
Compartilhar notícia


Subiu para 17 o número de casos suspeitos de febre maculosa em Ribeirão Pires. Três novas notificações foram registradas quinta-feira na cidade pela Vigilância Epidemiológica da cidade. Um dos casos foi atendido na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Parque Aliança e outros dois no Hospital Municipal São Lucas. Uma das pessoas mora no Jardim Dois Melros, a outra na Vila Sueli e a terceira no Parque Aliança. Ainda não saiu o resultado dos exames das amostras de sangue dos outros 14 casos suspeitos encaminhadas pela Secretaria de Saúde do município ao Instituto Adolpho Lutz, em São Paulo. Santo André lidera na região com 22 casos suspeitos, seguida de São Bernardo, com seis. Ambas as cidades também aguardam resultado de exames e não registraram novas suspeitas.

De acordo com a veterinária responsável pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Ribeirão Pires, Eliana Maciel de Góes, 45 anos, todas as pessoas com suspeita da doença relataram ter encontrado carrapato no corpo nos últimos dias e ter apresentado ao menos um dos principais sintomas da doença, como febre alta e dor de cabeça. Eliana está entre os 14 primeiros casos suspeitos. Os outros quatro casos relatados nos últimos dois meses já foram descartados.

Eliana, que lista entre os 14 primeiros casos suspeitos, reafirmou não haver preocupação quanto a um possível surto da febre maculosa. “Estamos atentos. As notificações aumentam porque as pessoas estão mais alertas e se informando sobre a doença.”

Em 2004, uma pessoa morreu na cidade vítima da doença. Desde então, o CCZ intensificou o alerta à população e ofereceu treinamento a médicos das redes municipal e privada.

Este ano foram confirmados 16 casos da doença em São Paulo, com oito mortes, incluindo as duas únicas da região, a dos estudantes Juliana Finotti e Rodrigo Afonso, ambos moradores do Recreio Borda do Campo, em Santo André. A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela contaminado com a bactéria Rickettsia ricckettsii.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;