Internacional Titulo
Barak e Arafat querem acelerar negociaçoes
Do Diário do Grande ABC
18/01/2000 | 10:25
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro israelense, Ehud Barak, e o presidente palestino, Yasser Arafat, concordaram na noite de segunnda-feira em ``acelerar as negociaçoes' para chegar a um acordo-marco sobre o estatuto da Cisjordânia e da Faixa de Gaza na data prevista de 13 de fevereiro, informou esta terça-feira um alto dirigente palestino.

Para isso, Arafat, que será recebido quinta-feira na Casa Branca por Bill Clinton, pretende pedir-lhe que ``intervenha de forma urgente para evitar uma perda de tempo antes de 13 de fevereiro', declarou um conselheiro do presidente palestino, Nabil Abu Rudeina.

Comentando a reuniao de cúpula israelo-palestina desta segunda, Abu Rudeina disse que ``as conversaçoes nao giraram em torno do adiamento. Ao contrário, foi sobre a forma de acelerar a conclusao de um acordo-marco'.

O dirigente palestino reagiu assim a informaçoes segundo as quais Barak teria pedido a Arafat para atrasar por dois meses o calendário estabelecido pelo acordo de Sharm el-Sheik, de 5 de setembro do ano passado.

Arafat e Barak concordaram em ``acelerar as negociaçoes para chegar a um acordo-marco no prazo previsto pelo acordo de Sharm-el-Sheik', assegurou Abu Rudeina.

Nao se dispoe de confirmaçao de parte israelense. O gabinete de Barak limitou-se a divulgar um comunicado qualificando o encontro de ``construtivo', mas nao deu detalhes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;