D+ Titulo
Delícias vegetarianas
Raquel de Medeiros
Do Diário do Grande ABC
02/11/2008 | 07:03
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Estrogonofe, feijoada, quibe, hambúrguer, moqueca de peixe, paella. Por incrível que pareça, estas delícias fazem parte do cardápio da maioria dos restaurantes vegetarianos, que investem em criatividade para elaborar pratos muito semelhantes aos originais. Porém, sem adição de carnes, é claro.

O menu variado surge para calar de vez a recorrente pergunta: "mas, sem carne, o que comem então?", feita aos adeptos da alimentação.

A verdade é que há uma infinidade de opções para saciar a fome daqueles que preferem não se alimentar de bichos. "Pode-se dizer que a dieta é ainda mais variada na prática, porque busca a diversidade. O vegetariano come massas, pizza, estrogonofe, feijoada, queijos feitos de soja, crepes, além de uma variedade de receitas feitas com verduras e legumes", explica o nutricionista e proprietário do restaurante Vegethus, em Santo André, George Guimarães.

Dentro do vegetarianismo, há três linhas: os ovolactovegetarianos, que comem também ovos e derivados do leite; os lactovegetarianos, que abrem exceção apenas para o leite; e os veganos, os verdadeiros vegetarianos, que não comem nada que seja de origem animal. "Para gerar ovos e leite em grandes quantidades, os animais são explorados. As vacas são ordenhadas de três a quatro vezes por dia e as galinhas vivem presas em gaiolas mínimas", explica o especialista. Os pastos para criação de gado também são responsáveis pelo desmatamento, o que não agrada aos veganos.

A prática traz muitos benefícios. "Facilita a digestão, fortalece o sistema imunológico e aumenta a disposição para tarefas do dia-a-dia, além de ser uma dieta pobre em gordura e facilitar a manutenção do peso", afirma a nutricionista Andrea Costa Xavier.

Quem se identifica com a filosofia, antes de mudar o cardápio deve procurar um especialista. "Todos os alimentos devem ser substituídos por outros com vitaminas e proteínas semelhantes, como o tofu (queijo de soja), o glúten, a proteína de soja texturizada e os grãos em geral, como a lentilha, o feijão, a ervilha e as castanhas", afirma Andrea.

Estrogonofe de Tofu
(Vegethus Restaurante Vegetariano)
Rendimento: 6 a 8 pessoas
Tempo de Preparo: 25 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 1 tofu de 500 g; 3 xícaras (chá) de molho de tomate; 2 colheres (sopa) de catchup; 2 xícaras (chá) de leite de aveia; 200 g de creme de leite de soja; 2 colheres (sopa) de óleo; 1 xícara (chá) de champignon; 1 xícara (chá) de alho- poró; sal a gosto.
Modo de preparo: Primeiro, refogue o alho poró no óleo por cerca de 2 minutos. Depois, acrescente o molho de tomate, o catchup e o tofu e deixe cozinhando por 15 minutos. Coloque o leite de aveia, o creme de leite e o champignon e deixe no fogo por mais 2 minutos. Adicione a quantidade de sal necessária por último. Uma boa sugestão é servir a iguaria com uma porção de arroz e batatas (palha, fritas ou cozidas, conforme sua preferência).

Crepe de Legumes e Tofupiry
(Vegethus Restaurante Vegetariano)
Rendimento: 8 a 10 pessoas
Tempo de Preparo: 35 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: Massa - 1/2 kg farinha de trigo; 250 g de farinha integral; 2 colheres (sopa) de azeite; 4 xícaras (chá) de água; sal a gosto. Recheio: 1 xícara (chá) de alho-poró; 2 colheres (sopa) de azeite ou margarina vegetal; duas cenouras grandes; 1 maço de espinafre; 2 xícaras (chá) de tofupiry (que pode ser feito com um pedaço de tofu e azeite, sal e temperos a gosto. É só bater tudo no liqüidificador).
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes da massa no liqüidificador. Com a ajuda de uma concha despeje a massa numa frigideira com um fio de óleo, vire a massa do outro lado para que fique dourada. Recheio - Rale a cenoura e corte bem o espinafre. Refogue no azeite ou na margarina vegetal junto com o alho-poró. Com as massas prontas, recheie com os legumes e o tofupiry. Feche a massa e está pronto para servir.

Carne Louca de Soja
(Vegethus Restaurante Vegetariano)
Rendimento: 8 pessoas
Tempo de Preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 1 e 1/2 xícara (chá) de proteína vegetal texturizada (PVT) fina; 2 colheres (chá) de óleo; 1 xícara (chá) de alho-poró; 3 xícaras (chá) de molho de tomate; 3 colheres (sopa) de shoyu; 2 xícaras (chá) de pimentão colorido; 2 cenouras; 2 xícaras (chá) de água e sal a gosto.
Modo de preparo: Hidrate a proteína no molho de tomate, com água e shoyu. Corte a cenoura em rodelas bem finas e acrescente. Leve ao fogo por 20 minutos. Refogue o alho-poró com os pimentões cortados em fatias finas no óleo quente. Acrescente o PVT e deixe por mais 2 minutos. Adicione o sal e está pronto para servir.

Torta de Banana
(Vegethus Restaurante Vegetariano)
Rendimento: 20 pedaços
Tempo de Preparo: 60 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: Farofa - 500 g de farinha de trigo; 500 g de açúcar mascavo; 250 g de flocos de aveia; 1 pitada de canela; 2 xícaras (chá) de margarina vegetal. Caramelo - 1 kg de açúcar demerara e 1 e 1/2 xícara (chá) de água.
Modo de preparo: Farofa - misture todos os ingredientes e incorpore a margarina até formar uma farofa úmida. Reserve. Caramelo - Leve o açúcar ao fogo baixo até derreter, mexendo sempre. Acrescente a água. Deixe apurar por cerca de 30 minutos. Reserve. Forre uma assadeira com fatias de bananas cortadas na transversal. Acrescente por cima o caramelo e depois cubra com a farofa. Leve ao forno para assar em temperatura média de 15 a 20 minutos.

Hambúrguer de Soja
(www.panelinha.ig.com.br)
Rendimento: 6 pessoas
Tempo de Preparo: 2 horas
Grau de dificuldade: Médio
Microondas: Sim
Freezer: Sim
Ingredientes: 300 g de proteína de soja; 2 ovos; 100 g de queijo parmesão ralado; 2 dentes de alho picados; 1 colher (sopa) de azeite de oliva; 5 fatias de queijo prato; 10 tomates-cereja.
Modo de Preparo: Numa tigela, coloque a proteína de soja e cubra com 1/2 litro de água. Deixe hidratar por 20 minutos. Enquanto isso, corte os tomates em rodelas. Reserve. Corte cada fatia de queijo prato em quatro e reserve. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Retire a proteína de soja da água, espremendo muito bem com as mãos. Transfira para uma outra tigela. No recipente com a proteína de soja, coloque os ovos, o parmesão ralado, o alho picado e 1 colher (sopa) de azeite de oliva e misture bem até obter uma massa homogênea. Com as mãos, faça cerca de 20 bolinhas e aperte cada uma para formar mini-hambúrgueres bem redondos. Numa frigideira, coloque um pouco de azeite e eleve ao fogo médio. Quando aquecer, doure-os por 2 minutos de cada lado. Transfira-os já dourados para uma assadeira. Coloque uma fatia de queijo prato sobre cada hambúrguer e, por cima, uma rodelinha de tomate-cereja. Em seguida, leve a assadeira ao forno preaquecido apenas para derreter o queijo (e manter os mini-hambúrgueres quentinhos, enquanto frita os outros).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;