Política Titulo
Deputada diz que traficante preso nao vai depor na CPI
Por Do Diário do Grande ABC
30/01/2000 | 14:52
Compartilhar notícia


O traficante Marcelo Soares de Medeiros, o Marcelo PQD, nao deverá depor na Comissao Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico, disse neste domingo a deputada federal Laura Carneiro (PFL-RJ). A integrante da CPI explicou que os sub-relatórios precisam ser entregues até 15 de abril ao relator-geral, Moroni Torgan (PSDB-CE), e portanto, nao devem ser abertos novos casos. "Precisamos concluir o que já temos com as investigaçoes já realizadas", afirmou Laura.

A captura do traficante na sexta-feira poderá ajudar na caçada a outros criminosos, segundo agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Entre eles estao Celso Luiz Rodrigues, 38 anos, o Celsinho da Vila Vintém, Luiz Fernando da Costa, 32 anos, o Fernandinho Beira-Mar, investigado pela CPI, Paulo César Silva dos Santos, 27 anos, o Linho, e Márcio Amaro Oliveira, o Marcinho VP - o traficante mais procurado do Estado. Todos sao líderes do tráfico de armas e drogas nas favelas cariocas.

Alguns tem ligaçao com o crime organizado internacional, como Fernandinho Beira-Mar, segundo investigaçoes da Comissao Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico. Há cerca de dois anos a polícia vinha trabalhando na captura de Medeiros e a Secretaria de Segurança Pública do Estado chegou a oferecer R$ 20 mil como recompensa por informaçoes sobre o traficante.

Perseguiçao - Com um grupo formado por 150 homens recrutados e treinados no próprio Morro do Dendê, na Ilha do Governador, Medeiros dominava toda a favela, considerada uma das maiores da zona norte do Rio. De acordo com a polícia, o bandido esteve na localidade no feriado de Sao Sebastiao, dia 20, mas deixou o morro quando percebeu a presença de policiais no local, que buscavam informaçoes sobre o seu paradeiro.

Armados de fuzis, pistolas e granadas, os homens de Medeiros obedeciam o criminoso que chegou à chefia do tráfico em substituiçao ao traficante Milton de Souza da Costa, o Milton do Dendê, que cumpre pena no presídio de segurança máxima Bangu I, na zona oeste. Em 1995, os dois foram presos juntos, e na época, Medeiros era segurança pessoal de Miltinho. Depois de fugir, ele passou a controlar o morro.

O controle da favela do Dendê deverá ir para as maos de Carlos Alberto Januário Pedro, o Gordo, 36 anos, homem de confiança de Miltinho e do traficante preso na semana passada. De porte atlético e aparência bem tratada, Medeiros é conhecido na comunidade do Dendê pela vaidade e por sua obsessao por exercícios físicos. Há cerca de três anos, a polícia descobriu a luxuosa mansao do traficante na favela e encontrou uma academia de ginástica e uma cama para bronzeamento artifical.

A casa do traficante na cidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul, onde ele foi preso na sexta-feira, era uma fortaleza. Segundo policiais da Delegacia de Repressao a Entorpecentes (DRE), a casa tem 5 mil metros quadrados, muro alto, é toda gradeada e muito confortável.

Transferência - O traficante está preso na DRE, na Barra da Tijuca, na zona oeste. Ele negou-se a prestar depoimento à polícia, na tarde de ontem, alegando que só falará em juízo. Neste domingo, a mulher do criminoso, Aline dos Santos, que estava junto no dia da prisao do marido, iria ser ouvida por policiais da DRE. Nesta segunda-feira Medeiros deverá ser transferido para o presídio Bangu I acompanhado por um forte esquema de segurança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;