Internacional Titulo
Ortodoxos condenam patriarca contrário à visita do Papa
Por Das Agências
25/12/2000 | 15:29
Compartilhar notícia


Sacerdotes em ruptura com a Igreja ortodoxa condenaram nesta segunda-feira a oposiçao do patriarca de Moscou e de todas as Rússias, Alexis II, a uma visita do papa Joao Paulo II a Moscou. 'É inadmissível que, em um Estado democrático e laico, uma seita religiosa ponha obstáculos à visita do chefe de outra seita', disse o sacerdote ortodoxo Kiriak Temertsidi, durante uma coletiva em Moscou.

O sacerdote Gleb Iakunin, figura da dissidência ortodoxa, pediu por sua vez ao presidente russo, Vladimir Putin, que convide Joao Paulo II, apesar da recusa do patriarca. 'Joao Paulo II é um Papa notável, um humanista, que já visitou as terras ortodoxas da Romênia e da Geórgia apesar do desacordo das autoridades eclesiásticas georgianas, e seria vergonhoso para nosso país que fosse à Ucrânia em junho próximo sem passar pela Rússia', acrescentou.

Putin visitou o Papa no Vaticano a 5 de junho passado, mas nao o convidou a Moscou, como fizeram o ex-presidente Boris Yeltsin e o dirigente soviético Mikhail Gorbatchov. O patriarca russo se opoe em particular à visita do Papa por causa da atitude dos greco-católicos na Ucrânia ocidental (uniates, católicos de rito oriental) que perseguem, segundo a igreja russa, os ortodoxos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;