Economia Titulo Imóveis
Aluguel: calote cai ao menor índice desde 1993

Cenário de crise, preços altos e desejo por casa própria resultaram na queda de processos

Por Vinicius Gorczeski
24/01/2012 | 06:21
Compartilhar notícia


O número de ações por falta de pagamento de aluguel caiu ao menor nível desde 1993, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Sindicato da Habitação da Capital. De janeiro a dezembro, foram 18.655 processos, contra 33.137 de 19 anos atrás, quando a entidade começou a levantar os dados no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

O volume do ano passado representou queda de 7,4% em relação a 2010, quando ocorreram 20.155 casos de inadimplência com entrada na Justiça. A queda foi ainda mais expressiva do que previa o sindicato, segundo balanços do gerente do departamento de economia e estatísticas do Secovi, Roberto Akazawa.

No Grande ABC, a regional do Creci-SP pondera que os registros de inadimplência nos contratos de locação caíram, mas não tão expressivamente como na Capital. "Reduzimos em trno de 4,5% a 5%. Mas isso só foi possível porque a maioria dos proprietários e imobiliárias estão trabalhando com seguro-fiança, que dá mais garantias."

DESAQUECIMENTO

Empresários do setor imobiliário dizem que houve pequeno desaquecimento nas locações desde o fim do ano passado. Segundo Lemes, a escassez de unidades vigente, que deve ser minimizada com lançamentos previstos para este início de ano, não foi suficiente para diminuir a procura. Porém, reduziu o número de imóveis alugados.

Para a gerente de locação da Casari Imóveis, Simone Manfrinato Andreta, no entanto, o setor "congelou" desde outubro. A percepção é que o aquecimento foi arrefecido por conta da cautela dos clientes com a crise e a situação econômica do País. A baixa na procura também foi influenciada pelo pico de preços - o que assustou os interessados no aluguel e até nas vendas.

FINANCIAMENTOS

Outro fator a diminuir os contratos de aluguel é, segundo Lemes, a mudança de hábitos de quem busca moradia. O cliente quer sair do aluguel e aproveitar para adquirir a casa própria, diz o diretor.

Para isso, aderem a programas habitacionais, especialmente o Minha Casa Minha Vida. Lemes analisa que a migração das famílias com até três salários-mínimos para essa linha de crédito reduzirá a demanda pelo aluguel e, por consequência, de processos por inadimplência.

Falta de pagamento do inquilino lidera registros na Justiça

As ações por inadimplência, responsáveis pela maioria das queixas locatícias em 2011 (78,6%), registrou 14.666 processos - número 11,96% menor do que em 2010, segundo o Secovi. Na sequência, aparecem ações ordinárias - relativas à retomada de imóvel para uso próprio, para uso de parentes, para fazer reformas ou por conta de denúncia vazia. Nesse caso, houve aumento no ano passado. Subiram de 2.469 registros para 2.877 no ano seguinte.

Já no último mês do ano, a Justiça recebeu 1.042 reclamações relativas a locação. Tal como no acumulado do ano, foi a menor soma verificada desde o início do levantamento do Secovi, em 1993. Em relação ao mês anterior, a queda foi de 34,55% (1.592 ações nesse período). E, na comparação anual, a retração em dezembro alcançou 25,57%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;