Economia Titulo
Brasil cai 2 pontos em ranking de competitividade
10/09/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


O Brasil caiu duas posições no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial e agora ocupa o 58º lugar entre 139 países. Depois de ter dado um salto durante a crise global, o País estabiliza seu posicionamento, porém segue atrás de outras nações da América Latina e Caribe, além dos emergentes China e Índia. Os Estados Unidos também recuaram mais duas posições e figuram em quarto lugar no levantamento de 2010. O país foi superado novamente pela Suíça, primeira colocada pelo segundo ano seguido, Suécia (2º) e Cingapura (3º).

Embora realce os avanços obtidos pelo Brasil nos últimos anos, o fórum avalia que uma série de desafios deve ser encarada para que o País complete o seu potencial competitivo. Os fatores considerados mais problemáticos para fazer negócios no Brasil são: regulação fiscal, carga tributária, falta de infraestrutura, regulação do mercado de trabalho, burocracia e ineficiência do governo e corrupção.

Apesar dos progressos em relação à sustentabilidade fiscal, o ambiente macroeconômico ainda enfrenta elevadas taxas de juros, baixo nível de poupança e alto endividamento público, na visão da entidade. O mercado de trabalho apresenta rigidez que impede a alocação de recursos de forma mais eficiente.

Outro problema apontado pelo Fórum é a baixa qualidade das instituições, com confiança limitada nos políticos e no cumprimento da legislação. Além disso, é preciso elevar a qualidade da Educação em todos os níveis.

A entidade aponta também os pontos positivos, que inclusive possibilitaram o avanço de 16 posições no ranking entre 2007 e 2009.

Conforme o relatório, o recente dinamismo no ranking reflete o notável progresso feito nos últimos 20 anos na direção da estabilidade macroeconômica e redução da desigualdade de renda. "De qualquer forma, o País consolida sua forte posição em 58º lugar e melhora em alguns quesitos analisados pelo ranking, como infraestrutura, Educação e instituições", disse Irene Mia, responsável pelo estudo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;