Internacional Titulo
Chechenos dizem que expulsaram russos da regiao de Grozny
Por Do Diário do Grande ABC
19/10/1999 | 10:46
Compartilhar notícia


Os chechenos afirmaram nesta terça-feira que obrigaram as tropas russas mobilizadas desde segunda-feira (18), perto de Pervomaiskaia, nos subúrbios de Grozny, a recuar. De acordo com o centro de imprensa das forças armadas chechenas, as forças de Grozny, apoiadas por lança-foguetes múltiplos e canhoes, lançaram uma contra-ofensiva que deixou 60 mortos e destruiu seis veículos blindados do lado russo, obrigando as forças federais a recuarem.

Os combatentes chechenos também teriam obrigado um recuo de vários quilômetros dos russos que segunda-feira (18) se postaram nas colinas em torno de Sernovodsk, a uns 40 km a oeste de Grozny, segundo o centro de imprensa.

Fontes militares russas na base de Mozdok (Ossétia do Norte) desmentiram que os efetivos federais tenham recuado, assegurando, pelo contrário, que tinham avançado na regiao de Pervomaiskaia, em direçao a Tolstoi-Iurt, uma pequena localidade situada a uns 12 km ao norte da capital chechena. Os oficiais russos em Mozdok reconheceram que houve confrontos nos arredores de Pervomaiskaia, mas assinalaram que foram somente choques de pouca magnitude.

As forças federais reforçaram nesta terça-feira suas posiçoes perto de Pervomaiskaia, enviando ao local novas unidades de tanques e veículos blindados leves, segundo um correspondente da Agência France Press.

Nesta terça-feira, a artilharia russa disparou contra essa aldeia e um bairro de Grozny, segundo o centro de imprensa checheno, assinalando vários bombardeios aéreos durante a noite de segunda-feira (18) contra a república independentista. Esses bombardeios se concentraram nos subúrbios de Grozny, principalmente em Pervomaiskaia (Regiao Oeste) e Goriacheistochenskaia (Norte).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;