Política Titulo Inferiorização
S.Bernardo transforma Cidade Limpa em Lei de Anúncios

Prefeito Luiz Marinho ameniza texto polêmico para evitar conflito com comerciantes da cidade

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
04/01/2012 | 07:39
Compartilhar notícia


O projeto de lei que pretende regulamentar a legislação sobre publicidade e propaganda em São Bernardo, inicialmente prevista para atender aos moldes da Lei da Cidade Limpa, implantada na Capital, chegará à Câmara em fevereiro inferiorizado. De acordo com a Prefeitura, a proposta ficará, pelo menos por ora, restrita a outdoors.

O projeto inicial incluía a regulamentação de anúncios indicativos e especiais. Esta foi a promessa feita pelo prefeito, Luiz Marinho (PT), que garantiu também que em setembro encaminharia o texto ao Legislativo.
A Prefeitura justifica que a mudança se deu em função de cinco audiências públicas realizadas com comerciantes e profissionais liberais. Entretanto, como se trata de medida que tende a desagradar alguns comerciantes e empresários do setor, sancionar a medida pode conferir efeitos negativos ao projeto de reeleição de Marinho.

A matéria está sendo elaborada pela Secretaria de Planejamento Urbano e Ação Regional, e pretende regulamentar a instalação de outdoors em algumas regiões do município. No projeto, em fase de conclusão, estão definidas sete especificações das placas de publicidade.

De acordo com o titular da Pasta, Alfredo Buso, a secretaria atuará na fiscalização e no cumprimento das normas previstas na lei, caso ela passe pelo crivo dos parlamentares. "Com a aprovação do projeto, estaremos dando o primeiro passo para a melhoria da paisagem urbana do município."

Após a aprovação da matéria, as empresas de publicidade terão até 90 dias para se adequarem às normas.

Embora a proposta da nova lei tenha sido alardeada pela Prefeitura ao longo do ano passado, a maioria dos vereadores, mesmo os que integram a bancada de sustentação a Marinho, desconhece seus detalhes.

O petista Tião Mateus cobra que o projeto seja debatido com o governo antes de ser enviado à Câmara. "São Bernardo não tem televisão, nem rádio. A proposta tem de ser bem discutida para não prejudicar os comerciantes da cidade."

A última alteração nas normas da publicidade feita em São Bernardo ocorreu em junho de 2008, quando a Casa aprovou projeto do então prefeito William Dib (PSDB) proibindo pintura em muros para anúncio de produtos e serviços ou para propaganda política.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;