Memória Titulo História
Paróquia celebra 40 anos em São Caetano
Por Ademir Medice
15/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A literatura histórico-religiosa do Grande ABC está mais rica, com o lançamento do livro Paróquia Santo Antonio: História e Memória de uma Comunidade em Construção em São Caetano, de Rodrigo Marzano Munari, paroquiano formado em História pela Universidade de São Paulo. O livro, ilustrado, pode ser acessado em https://www.sendspace.com/file/o5y7b2 .

 

São registrados os 40 anos dessa paróquia localizada no interior de um bosque no Jardim São Caetano, coração do Grande ABC, a meio caminho de Santo André, São Bernardo, Diadema e Capital.

 

Munari conta uma história iniciada em 1965, quando a comunidade católica conquista junto à Prefeitura o terreno destinado à construção da capela, a princípio ligada à Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da Vila São José. A primeira missa campal, a primeira missa no interior da igreja em construção e o decreto e fundação da paróquia, por dom Jorge Marcos de Oliveira, em 1974, estão dos capítulos iniciais.

 

E por que, 40 anos depois, ainda em construção? O autor explica, no crepúsculo do livro, o que a sociedade do Jardim São Caetano anseia, tendo à frente o padre Francinaldo de Sousa Justino, que tomou posse em 2009:

 

Quarenta anos depois de sua fundação, estamos prestes a iniciar uma nova etapa de nossa existência como Paróquia Santo Antonio. Mas não é o término de um percurso, senão outro marco da caminhada de uma comunidade que, ontem como hoje, é e sempre será uma comunidade em construção.

 

Do mesmo modo como o é a Igreja peregrina neste rumo, rumo à Jerusalém Celeste – o ponto de partida e o nosso destino final são o Cristo Jesus, em cujo encalço todos nós seguimos jubilosos, como eternos peregrinos que somos.

 

Sob a direção do padre Francinaldo, a nossa paróquia passa por um processo de (re)construção de grandes proporções. O projeto arquitetônico é desenvolvido pelo casal de engenheiros Haroldo e Sandra Duarte, e pelas jovens arquitetas Claudia Hypolito, Andréa Rodrigues e Ligia Padeti.

 

Os recursos são obtidos em campanhas como a do metro quadrado, em que cada pessoa contribui mensalmente para a construção de um ou mais metros quadrados.

 

Novas salas para reuniões e encontros de pastores e movimentos foram construídas. E o alvo é chegar à parte da igreja propriamente dita, que será completamente transformada.

 

O livro detalha a festa dos 40 anos da paróquia, que teve a presença de dois antigos párocos, padres Alex Sandro Camilo e Edmar Antonio de Jesus. O ponto alto foi o descerramento de uma placa alusiva por dom Nelson Westrupp, bispo diocesano.

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 15 de janeiro de 1985 – ano 27, nº 5723

 

Manchete – Colégio (Eleitoral) se reúne para eleger Tancredo (Neves, presidente da República). Encerra-se 21 anos de poder militar no País.

Trólebus – Em Santo André, projeto esbarra em desapropriações. E Câmara volta a discuti-lo hoje.

Santo André – Solução para cheias depende do Estado, diz secretário de Serviços Urbanos, Ajan Marques de Oliveira.

Voleibol Masculino – Bradesco elimina Pirelli por 3 a 0 no ginásio do Ibirapuera.

Polícia – Preso ex-detento que denunciou PM em Santo André.

 

Em 15 de janeiro de...

1925 – Depois de 19 horas no ar, sem considerar o período das escalas em terra, chega a Buenos Aires os dois aeroplanos postais que deixaram o Rio de Janeiro inaugurando o serviço aéreo de entrega de correspondências entre Brasil, Uruguai e Argentina.

1930 – Caminhão de Santo Amaro cai numa valeta da Estrada do Mar, no Rio Grande, em São Bernardo, perto do restaurante do João da Ponte. O motorista Pedro Ferreira da Silva, 41 anos, sai ligeiramente ferido.

1935 – Terezina Capitanio Fantinatti falece em São Bernardo. Foi a primeira industrial e empresária da cidade, além de parteira profissional e diplomada.

1970 – Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André assina com a firma C. Kimbo contrato de construção da colônia de férias em Praia Grande.

 

Hoje

- Dia dos Adultos

- Dia Internacional do Compositor

 

Santos do dia

- Santo Arnaldo Janssen (Alemanha, 1837 Holanda, 1909). Fundou as congregações: Sociedade do Verbo Divino Missionárias Servas do Espírito Santo e Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua. A Igreja o proclamou pioneiro do movimento missionário moderno nos países de língua alemã, holandesa e eslava.

 

O Grande ABC possui uma paróquia dedicada ao Santo Arnaldo Janssen. Fica no Jardim São Judas Tadeu, em Diadema.

- Isidoro de Alexandria

- João Calibita

- Miquéias

- Mauro (Amaro) de Gália.

 

Município paulista

Hoje é o aniversário do Guarujá. Elevado a município em 1926, extinto em 1931 e novamente promovido em 1934, quando se separa de Santos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;