Setecidades Titulo Verão
Temperatura só cairá na próxima semana

Previsão é de pancadas de chuva no fim das tardes, mas situação das represas permanece crítica

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
14/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Com temperaturas acima dos 30ºC, o verão tem sido rigoroso no Grande ABC. Ontem, em São Bernardo, os termômetros de rua chegaram a registrar 40ºC. Para quem não gosta do tempo quente, uma notícia ruim: o calor irá persistir pelo menos até a metade da semana que vem.

 

De acordo com o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Marcelo Schneider, os próximos dias também serão ideais para quem quer curtir uma piscina. “A curto prazo, pelo menos nesta semana, as temperaturas não vão cair. Amanhã (hoje) vai chover um pouco mais, mas, de resto, os dias continuam com Sol forte, tempo abafado e pancadas de chuvas rápidas no fim da tarde”, afirmou.

 

Até sexta-feira, a previsão é que os termômetros fiquem na casa dos 34ºC. No fim de semana, a média será acima dos 35ºC. A situação começará a mudar somente na quarta-feira da próxima semana. De acordo com o meteorologista, a temperatura começará a cair, chegando a cerca de 28ºC. “Isso porque uma frente fria se aproxima. O calor não irá aliviar muito. O que muda é que o tempo ficará mais úmido e menos abafado”, disse.

 

Ontem, segundo o Inmet, a mínima no Grande ABC foi de 22ºC, com a máxima chegando aos 34ºC. Mesmo assim, a equipe do Diário viu um termômetro de rua na região central de São Bernardo marcando 40ºC. Shneider explicou que esses equipamentos medem a temperatura aproximada. “Eles têm um sensor localizado dentro de uma caixa, e isso aquece bastante. Às vezes, os aparelhos estão expostos ao sol e ao asfalto quente. Ou seja, é um indicativo próximo, mas impreciso. Os termômetros do Inmet, por exemplo, estão cercados, bem ventilados e não estão submetidos à luz.”

 

Apesar da previsão de tempestades, isso não deve alterar o volume dos reservatórios que atendem a Grande São Paulo. “Essas pancadas de chuva estão ocorrendo de forma isolada, e mais em função do calor. Teve uma melhora no nível da Billings e da Guarapiranga, mas o Sistema Cantareira continua bem crítico”, disse o meteorologista. Ontem, o Cantareira operava com 6,4% da capacidade. O Guarapiranga seguia com 39,8%, enquanto o Rio Grande, que serve o Grande ABC, tinha 70,1%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;