Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Alvarenga e Ranchinho no rádio

E uma apresentação na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo que ficou na história

Por Ademir Medici
05/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Alvarenga e Ranchinho – parte 2</CF>. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, depois do futebol noturno, com reprise amanhã, às 5h. E na internet em <CF160>bandeirantes.com.br</CF> – No ar.

-----

Semana passada o jornalista e radialista Milton Parron, que prefere ser chamado de repórter, focalizou a dupla Alvarenga e Ranchinho – parte 1. Neste fim de semana, Parron focalizará a mesma dupla, revivendo gravações que fez com Alvarenga – no primeiro programa o depoimento foi de Ranchinho.

São registros sonoros fundamentais para a história artística brasileira. No caso da dupla, um ingrediente a mais: a partir dos dois artistas o ouvinte revive aspectos da própria história brasileira contemporânea, já que Alvarenga e Ranchinho ousaram desafiar a ditadura do Estado Novo, até que fossem reconhecidos pelo próprio Getúlio Vargas – “Aí acabou a graça”, comentava Ranchinho na entrevista a Parron.

Nós, aqui do Grande ABC, tivemos o privilégio de, pelo menos uma vez, receber Alvarenga e Ranchinho. Foi em 1972. A dupla se apresentou numa festa da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo, para um grande público, como se pode observar na foto que publicamos no livro sobre os 50 anos da Associação.

Alvarenga e Ranchinho. Ídolos brasileiros. Graças ao Parron, a dupla está viva, muito viva. Não percam os dois programas.

Em 5 de outubro de...

1914 – Sancionada lei municipal sobre o funcionamento de olarias no Grande ABC.

I guerra. Manchete do <CF160>Estadão</CF>: o forte de Waelen aniquila um regimento alemão; os belgas recuam para o Rio Nethe.

1919 – Realizava-se em Campinas o 2º Congresso Paulista de Estradas de Rodagem. Na abertura, a presença do prefeito de São Bernardo (hoje Santo André), coronel Saladino Cardoso Franco.

1939 – A II guerra. Manchete do <CF160>Estadão</CF>: os alemães evacuaram várias cidades da zona do Sarre.

<CF161>1949 –</CF> Constituída a Sociedade Portuguesa de Beneficência de São Caetano, mantenedora do Hospital Nossa Senhora de Fátima.

1959 – Prefeituras enviam propostas orçamentárias às suas Câmaras Municipais para o exercício de 1960. No total, mais de 1 bilhão de cruzeiros, a saber:

Santo André: 555 milhões

São Caetano: 326 milhões

São Bernardo: 310 milhões.

Lei municipal cria a Faculdade de Direito de São Bernardo.

1969 – Circula o nº 1 da <CF160>Folha de Utinga</CF>, em Santo André.

Diário há 30 anos

Quinta, 5 de outubro de 1989 – ano 32, edição 7188</CF>

Manchete –  Sequestrados libertam Luiz Sales. O presidente da Salles Interamericana de Propaganda ficou preso 65 dias.

Nota – De início, o sequestro foi noticiado pela imprensa, que silenciou posteriormente, a pedido da família e da polícia, até que o caso se esclarecesse.

Eleições 89 – Campanha de Covas desagrada e coordenadores cobram mudanças.

Cena Política (Joaquim Alessi) –</CF> Vereador Gilberto Frigo vai propor mais vereadores em São Bernardo, mas com mandato gratuíto e distrital.

Escola –</CF> A Metodista ameaça com expulsão cerca de 1.500 alunos de cinco faculdades suas. São estudantes que desde agosto não pagam mensalidades, o equivalente a 30% dos matriculados. 


Hoje

- Dia da Ave. Como símbolo, o sabiá.

- Dia do Boia Fria

- Aniversário da criação da República Portuguesa, ocorrida em 1910.

Santos do dia

- Plácido. Viveu entre os séculos III e IV. Ele e companheiros morreram como mártires

- Faustina

- Flávia

- Bv. Francisco Xavier Sellos

Estados brasileiros

- Hoje é feriado no Amapá, em Roraima e em Tocantins, referente à criação dos três Estados. 

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 5 de outubro: 

- No Pará, Canaã dos Carajás

- Em Alagoas, Estrela de Alagoas e Paripueira

- Na Bahia, Itamaraju

- Em Goiás, Jandaia, Pilar de Goiás e Silvânia

- Em Tocantins, Juarina e Novo Alegre

- Em Minas Gerais, Piranga

Fonte:IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.