Economia Titulo E a concordata?
GM confirma investimento de US$ 500 milhões no Brasil

País é o terceiro maior mercado da empresa; dinheiro será investido em uma nova família de veículos

Por
25/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A poucas semanas de ter uma decisão histórica sobre decretar ou não uma concordata nos Estados Unidos, a General Motors confirmou um novo plano de investimentos de mais de US$ 500 milhões para o Brasil - até 2012 nas unidades de São Caetano, São José dos Campos e Gravataí -, terceiro maior mercado mundial do grupo, atrás da China e do próprio EUA.

Os recursos serão aplicados em uma nova família de veículos cujo desenvolvimento está sendo liderado por engenheiros do País.

Uma outra família de veículos, batizada de Viva, fará sua estreia no fim de setembro, provavelmente com um modelo compacto, futuro substituto do Corsa. Uma picape pequena e um utilitário esportivo para competir com o Ford EcoSport também devem fazer parte dessa linha.

"Todo o investimento virá de recursos próprios", afirmou ontem o presidente da GM do Brasil e Mercosul, Jaime Ardila. Segundo ele, a subsidiária brasileira está imune a qualquer decisão que a matriz tome nas próximas semanas, seja a de concordata ou de continuidade de uma reestruturação com aval do governo americano, credores e sindicato dos trabalhadores.

No primeiro trimestre, a GM vendeu 9% menos que em igual período de 2008, em um mercado que cresceu 4%. Sua participação no segmento de automóveis e comerciais leves caiu de 21,9% para 19,2%.

A GM não trabalha com a possibilidade de uma segunda prorrogação do corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O prazo para que a alíquota volte ao normal é 1º de julho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;