Cultura & Lazer Titulo Especial
De volta ao
mundo da radionovela

'Caros Ouvintes' retrata o fim da ‘era de ouro’
do rádio; espetáculo entra em cartaz no Masp

Marcela Munhoz
13/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Houve um tempo, não muito distante, em que a maior diversão da família era se reunir ao redor de um rádio. Era ali, naquela caixa desengonçada, que a mágica acontecia. Mocinhas corriam de bandidos em meio à tempestade, mas eram salvas pelos heróis que tascavam beijos estalados. Nos intervalos, cantoras e locutores envolviam os ouvintes de tal maneira que ocupavam seus sonhos à noite. Muitos nem imaginavam o que acontecia do outro lado das caixas de som.

Com o objetivo de reacender esse mundo, Otávio Martins montou a peça Caros Ouvintes, que chega ao Auditório do Masp, em São Paulo, na sexta-feira. “Retrata a transição do rádio para a televisão. O que aconteceu com os grandes astros daquela época? Nossa missão é trazer o público de volta à década de 1960”, explica o diretor, que fez dois anos de pesquisa para chegar ao resultado final. “As coisas tinham de ser benfeitas, não podiam ser apressadas. Sem poder contar com o poder das imagens, os atores tinham que conquistar os ouvintes”, complementou. O projeto fica em cartaz na agenda da Capital até 14 de dezembro.

A história – que passeia pela comédia, saudosismo e drama – é sobre oito personagens que vivem à beira do fim das radionovelas. No papel de Vicente, Petrônio Gontijo é o responsável pela execução do último programa. “Cada ator pensou no que essa época significou. Foi o fim de uma era e o começo de outra.” Para a atriz Agnes Zuliani, a transição das novelas do rádio para a TV foi inevitável. “Isso é algo que sempre está acontecendo, mas há espaço para os vários tipos de mídia. O que é de boa qualidade acaba se sobressaindo.”

No papel da mocinha Conceição, Natállia Rodrigues também acredita que o ator consegue se adaptar a todos os desafios que são lançados. “Muitas artistas do rádio passaram para a televisão, como Laura Cardoso, Paulo Goulart, Lima Duarte.” Nem todos, porém, aceitavam o novo meio de comunicação. “Muitos, simplesmente, se recusaram a ir para a TV”, ressalta o ator Alex Gruli. Ele interpreta o sonoplasta Eurico, que toca mais de 30 objetos ao mesmo tempo durante a peça.

VOZES MARCANTES

A atriz Amanda Acosta ganhou a missão de interpretar a cantora de rádio Leonor Praxedes. Entre suas inspirações para compor o personagem estão Maysa e Dalva de Oliveira. “Ouvi muito essas divas, mas também coloquei um pouco de mim nelas”, contou Amanda, que ficou muito feliz em ter a oportunidade de voltar à ‘era de ouro’ do rádio. “A peça mostra o que não existe no YouTube. Quem viveu aquela época, vai resgatar lembranças; quem não era nascido, vai conhecer como tudo aconteceu.”

Caros Ouvintes – Teatro. A partir de sexta-feira. No Auditório do Masp – Avenida Paulista, 1.578. São Paulo. Tel.: 3251-5644. Sexta, às 18h e 21h; sábado, às 21h; e domingo, às 19h30. Ingr.: R$ 15 a R$ 50. Até 14 de dezembro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;