Política Titulo Alteração
Câmara flexibiliza Lei Cidade Limpa

Após insistência do governo, vereadores de S.Caetano aprovam mudanças nas regras de anúncios

Por Júnior Carvalho
Especial para o Diário
09/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A Câmara de São Caetano aprovou ontem, em duas sessões extraordinárias, a flexibilização da Lei Cidade Limpa, uma das bandeiras da campanha do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB). O texto, endossado por unanimidade na Casa, segue para sanção do chefe do Executivo, que teve de superar resistência da base aliada e de comerciantes para emplacar as alterações na legislação em vigor desde 2009.

O projeto foi enviado à Casa no fim do mês passado e o prefeito planejava ver a medida aprovada ainda antes do recesso parlamentar, iniciado no dia 1º. O texto, no entanto, não contemplava reivindicações da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano), que solicitou reparos à proposta, como a retirada da multa complementar de R$ 500 por metro quadrado excedido – pedido que foi atendido (veja todas as modificações na arte ao lado).

Líder do governo, Jorge Salgado (Pros) pediu adiamento da votação para depois das férias, em agosto, para alterar o texto. A postura do parlamentar não agradou à alta cúpula do Palácio da Cerâmica, que refez às pressas o projeto, seguindo os apelos da Aciscs, a fim de emplacar a votação o quanto antes. Pela ótica da administração, as regras deveriam ser flexibilizadas antes do início da corrida eleitoral (começou no domingo), para evitar possíveis desgastes com comerciantes durante o pleito.

Com as mudanças na Lei Cidade Limpa, fica ampliado de quatro metros quadrados para oito metros quadrados o tamanho máximo para os anúncios externos, como banners e faixas.

Outras alterações profundas na legislação são autorização para propagandas em muros e paredes (antes completamente proibido) e instalação de cartazes na vitrine das lojas – anteriormente, o comerciante só poderia fixar placas no mínimo em um metro para dentro dos estabelecimentos.

O governo se comprometeu também a adotar regime diferenciado de fiscalização em datas comemorativas previamente definidas entre técnicos do CTM (Comitê Técnico Municipal de Controle de Paisagem Urbana) e comerciantes.

Concessionárias serão incluídas na categoria de anúncios especiais, que são caracterizados como prioritários – anteriormente, somente estavam inclusas na lista peças publicitárias artístico-cultural, histórica ou religiosa; de finalidade institucional, educacional e esportiva; de imobiliárias; e de caráter eleitoral.

“O prefeito elaborou esse projeto juntamente com os próprios comerciantes. Não foi ação isolada, houve ampla discussão com os interessados”, ressaltou Salgado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;