Setecidades Titulo Desafio
Alunos do 6º ano estreiam em concurso literário
Por Caroline Garcia
Especial para o Diário
11/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Escrever um texto entre 20 e 30 linhas sobre o tema Álcool, você não precisa disso para se dar bem não amedronta os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, que participam pela primeira vez do Desafio de Redação, promovido pelo Diário.

No ano passado, eles tiveram aulas do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), da Polícia Militar, que alertou também os alunos sobre uso de álcool e violência.

"Não achei o tema muito difícil. O Proerd ajudou bastante. Foi nas aulas que fiquei sabendo que o álcool pode causar câncer de boca, além de estragar os dentes", disse Rafael Tavares Goldman, 12 anos, da Emef Profº Rosalvito Cobra, de São Caetano, que preferiu elaborar uma poesia.

Letícia Tardioli Giansiello, 12, escreveu história sobre um alcoólatra que ainda não se tratou. Na família, acontece algo parecido. "A pessoa costuma beber, já sentiu dor no peito, foi para o hospital, mas não quer procurar ajuda para abandonar o vício."

A estudante Beatriz de Jesus Vasco, 12, também conhece caso de alcoolismo. "O amigo da minha mãe morreu de cirrose e o filho dele de infarto, tudo por causa da bebida", disse.

Para os alunos do Colégio Eduardo Gomes, também na cidade, os pais têm papel importante em aconselhar os filhos sobre o álcool. "Minha mãe fala que não posso beber absolutamente nada antes dos 18 anos", falou Beatriz Ferreira, 13, do 8º ano.

Os amigos também têm parcela de culpa ao oferecer bebidas, principalmente em festas. "É aí que entra a educação recebida em casa. Se o adolescente nunca conversou com os pais sobre o assunto, vai aceitar para ficar igual a todo mundo", contou Lucas Stolari, 13.

O concurso literário será realizado até o dia 23 e percorre as escolas do Grande ABC. O prêmio principal é uma bolsa de estudos na USCS (Universidade Municipal de São Caetano), co-realizadora da inciativa. Outros ganhadores podem levar para casa bicicletas, televisores e computadores. A divulgação do resultado será em 21 de novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;