Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que os cabelos são diferentes?

As características da cabeleira estão relacionadas à genética

Por Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC
13/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O tipo de cabelo (liso ou enrolado), assim como a cor dos fios são determinados pelos genes, códigos no interior das células. Eles são passados de pais para filhos e definem nossas características (entre elas, o aspecto das madeixas), como a gente vai ser e como tudo no nosso corpo vai funcionar.

O cabelo é formado principalmente por queratina (tipo de proteína). No interior dessa substância há átomos de enxofre (elemento químico). Quando dois desses átomos se unem, formam uma ligação chamada de dissulfeto. E quanto mais ligações, mais encaracolada é a cabeleira.

Outro fator determinante para os diferentes tipos de cabelos é o formato do óstio folicular, buraquinho no couro cabeludo por onde cresce o fio. Se ele for redondo, produzirá cabelo liso. Se for ovalado, as madeixas serão onduladas. Por fim, se o óstio for elíptico (como um círculo bem achatado), os fios serão ainda mais encaracolados.

Já a melanina (pigmento produzido por células chamadas melanócitos) é responsável por dar a coloração dos fios, além da cor dos olhos e da pele.

A eumelanina (tipo de melanina) é a substância que faz a cabeleira ser escura. Quanto maior a quantidade dela, mais pretos os fios serão. Já quem nasceu com as madeixas claras tem pouquíssima eumelanina.

No caso dos ruivos – como o personagem Ron da saga Harry Potter – é a presença de feomelanina (outra classe de melanina) que dá o tom avermelhado.

A melanina também é responsável pelos fios brancos. Com o passar do tempo, a produção da substância diminui, e os cabelos, geralmente de quem é mais velho, começam a ficar branquinhos.

RECÉM-NASCIDOS
Alguns bebês nascem bem cabeludos. Mas os fios podem cair em poucas semanas, e a criança fica carequinha. Isso porque dentro da barriga da mãe, hormônios agem no bebê de diversas formas, controlando até mesmo a quantidade de cabelos.

Assim que nasce e se separa do corpo da mãe, os hormônios param de agir, e a cabeleira começa a cair. Então, o organismo do nenê tem de aprender a produzir sozinho todos os hormônios que necessita para os fios crescerem novamente.


Saiba mais

O cabelo cresce, em média, 1 cm por mês. As pessoas têm cerca de 100 mil fios, e cada um pode ficar na cabeça por até oito anos. Quando cai, dá espaço para um novo nascer.

A cabeleira pode mudar com o tempo. Os fios nascem finos e vão engrossando ao longo dos anos. Os hormônios são os principais causadores dessa modificação.

A alimentação correta também ajuda a proteger as madeixas. Ingerir comidas saudáveis, como frutas, legumes e verduras faz com que os fios nasçam fortes e tenham aparência mais bonita.


Leonardo Jesuíno Ribas, 11 anos, de Santo André, acredita que a genética seja a ‘culpada’ pelo tipo de cabelo que cada um tem. “Sei que quando estamos no útero os genes da mãe se unem aos do pai. Essa mistura é responsável por como vamos ser.” O menino curte seu cabelo. “Dá para cortar como gosto e consigo arrepiá-lo com gel.”


Consultoria de Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo, e Marília Smith, professora do Departamento de Morfologia e Genética da Escola Paulista de Medicina da Unifesp.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;