Internacional Titulo Oposição
Japão enfrenta resistência de vizinhos a plano militar
Por
07/04/2014 | 02:50
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, recebeu o apoio dos EUA na tentativa de elevar o papel do Exército, mas o plano para permitir que tropas japonesas participem de práticas coletivas de autodefesa deve enfrentar forte oposição nos vizinhos do leste asiático.

Em pesquisa publicado pelo Asahi Shimbun, jornal líder no Japão, 95% dos entrevistados na China e 85% na Coreia do Sul querem que Tóquio mantenha a proibição a esse tipo de envolvimento militar.

Mesmo no Japão, 63% das pessoas consultadas afirmaram preferir a manutenção do banimento, o que deve apresentar um desafio significativo na tentativa de Abe de reinterpretar a constituição pacifista do Japão. Essa nova leitura permitiria que forças japonesas apoiassem tropas aliadas em um conflito mesmo em situações nas quais o Japão não está sob ataque direto.

A pesquisa do Asahi foi conduzida entre fevereiro e março, com mais de duas mil pessoas no Japão e mil na China e na Coreia do Sul.

Questionados sobre o sentimento em relação ao Japão, 74% dos entrevistados na China e 67% dos pesquisados na Coreia do Sul declararam não gostar do país. No lado japonês, 54% disseram não gostar da China e 34% declararam não gostar da Coreia do Sul.

A pesquisa ressalta as dúvidas e as animosidades entre Japão e seus vizinhos, em um momento em que crescem as tensões sobre a configuração territorial da região e a interpretação do papel do Japão na segunda guerra mundial. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;