Esportes Titulo Pré-Olimpíada Caipira
São Caetano conquista 14º Regionais

Cidade garante título a dois dias do encerramento da competição em Santo André

Por Lígia Valezi
Especial para o Diário
13/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


São Caetano confirmou o favoritismo e sagrou-se a grande vencedora da 56ª edição dos Jogos Regionais, restando dois dias para encerrar as competições. Com o título, os atletas são-caetanenses asseguraram participação nos Jogos Abertos do Interior, que acontece em novembro, em Bauru.

O município garantiu a 14ª vitória no torneio após os resultados da ginástica rítmica (segundo), natação (campeão masculino e vice feminino) e tênis de mesa (primeiro masculino e vice feminino).

O secretário de Esportes da cidade, Marcos Siarvi, projetou que São Caetano pode chegar ao 365 pontos amanhã, último dia de disputas, enquanto São Bernardo, atual segunda colocada, não passaria dos 360.

A cidade do Grande ABC aguarda os resultados de hoje no taekwondo, futsal e basquete masculino, além de bocha e futebol feminino e, mesmo na pior projeção para todas as modalidades, agarra o caneco.

"O nosso grande objetivo era a classificação para os Abertos. Ser campeão foi consequência", disse Siarvi. O município poderia assegurar vaga se fosse segunda colocada, desde que o campeão fosse São Bernardo, município que já tinha classificação para a competição de novembro.

Com campanha exemplar, São Caetano esteve entre as três primeiras colocadas em todas as modalidades que disputou. Além disso, garantiu o lugar mais alto do pódio na categoria masculina de atletismo, biribol, ciclismo, ginástica artística, judô, caratê, capoeira, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei tradicional e de praia.

As atletas da cidade foram medalhistas de ouro no atletismo, ginástica artística, caratê, judô, tênis, handebol e vôlei. Algumas modalidades venceram na categoria até 21 anos e outras na livre, que tem atletas mais velhos.

O município ainda contou com o reforço de atletas olímpicos que representarão o Brasil nos Jogos de Londres, dentro de duas semanas, como o ginasta Arthur Zanetti e os mesatenistas Caroline Kumahara e Gustavo Tsuboi.

BASQUETE

São Bernardo foi a campeã entre os homens após bater Santos por 84 a 49, ontem, pela Primeira Divisão.


Atleta machucada representa cidade

A dor não foi capaz de impedir Thauany Rizzetto Nogueira, 14 anos, de representar a ginástica rítmica de São Caetano nas disputas dos Jogos Regionais de Santo André, ontem.

A atleta sofreu torção no pé esquerdo há um mês e faz uma semana que voltou aos treinos. Mesmo assim, Thauany entrou no tablado com o sorriso no rosto para defender a cidade.

"Fiquei um mês sem saltar. A dor foi pior depois, mas competir foi decisão minha. A técnica perguntou se conseguiria e disse que sim", contou a ginasta, que se apresentou ao lado de outras quatro atletas. Apesar do esforço da equipe, São Bernardo foi a campeã, seguida por São Caetano.

APOIO DA TORCIDA

As arquibancadas dos ginásios que são palco dos Regionais costumam ser tomadas por pais que torcem pelos filhos. Mas este não foi o caso da equipe de ginástica rítmica de São Caetano: algumas mães de ex-atletas fazem questão de prestigiar a competição.

A dona de casa Teresa Cristina Tieri é exemplo disso. A filha saiu da equipe da cidade neste ano porque começou a fazer faculdade. No entanto, as duas torceram pelas ex-companheiras de time.

A advogada Claudete Salim faltou no trabalho para acompanhar as apresentações de ontem. "Meu chefe foi avisado e sabe onde estou. Faço questão de vir torcer", disse a mãe de ex-atleta.

Antonieta Santianni afirmou que a viu a filha crescer ao lado das outras ginastas. "Além de gostar, conheço a equipe e dou uma força. A ginástica fez bem para minha filha e torço para as outras meninas continuarem", avaliou a dona de casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;