Setecidades Titulo Memória
Museu de São Caetano é tombado provisoriamente

Palacete De Nardi, de 1896, será próximo patrimônio da cidade

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
13/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O primeiro passo foi dado para que o palacete De Nardi, que abriga o Museu Municipal de São Caetano, seja tombado pelo Conprescs (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Caetano). A construção, erguida em 1896 pela família De Nardi, uma das que chegaram na primeira leva de imigrantes italianos que povoaram a cidade, foi tombada provisoriamente. A partir de agora, deve ser preservada até que o conselho confirme o tombamento oficial.

Conforme a vice-presidente do Conprescs e assessora da Fundação Pró-Memória, Paula Fiorotti, o processo provisório é necessário porque qualquer morador pode pedir para que um imóvel da cidade seja preservado. "Nesse caso, vamos fazer o levantamento histórico e arquitetônico do prédio, mas já dou como certo o tombamento definitivo por causa do contexto histórico no qual o palacete está inserido", afirmou.

O levantamento deverá ser feito em duas frentes: uma conduzida pela Fundação Pró-Memória e outra pela Secretaria de Obras. À fundação cabe a pesquisa sobre a história do casarão, quem o construiu, quando, seus usos, entre outros. À secretaria, o estudo do estilo arquitetônico do prédio. Com a pesquisa em mãos, cabe ao conselho definir o tombamento. Ainda não há prazo para conclusão dessas ações.

HISTÓRIA
O palacete está situado no bairro Fundação, região povoada pelos primeiros colonos italianos que chegaram à cidade em 1877. Foi erguido para ser a residência da família de imigrantes italianos De Nardi, em 1896, por Celeste De Nardi, seguindo as características arquitetônicas do fim do século 19.

A imponência da casa se reflete por sua altura, escadaria central, várias janelas com largos beirais e estrutura sólida, construída com tijolos de 28 centímetros.

Antes de abrigar o Museu Histórico Municipal, o palacete foi sede da primeira escola oficial da cidade e do América Futebol Clube. Trata-se de uma das construções mais antigas de São Caetano.


Nova e Velha Matriz serão avaliadas

A Matriz Velha do bairro Fundação e a Nova Matriz, a Igreja Sagrada Família, no Centro, também estão na mira do Conprescs (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Caetano do Sul) e devem ser os próximos prédios da cidade a passar por análise para posterior tombamento e ações de preservação.

O primeiro bem a passar por esse processo por meio do conselho, que foi criado no ano passado, foi o Hospital São Caetano, no bairro Santa Paula, tombado em fevereiro deste ano, um dia antes de ser reaberto como hospital público municipal.

A vice-presidente do Conprescs, Paula Fiorotti, destaca que a Matriz Velha foi tombada por lei municipal, independentemente do conselho. "É um processo diferente, por isso vamos fazer novamente o levantamento para que possa ser inclusa na lista dos prédios tombados pelo Conprescs. É um trabalho importante que deve ser feito com calma."

MATARAZZO
Ao mesmo tempo em que tenta preservar a história do município, o conselho viu ruir a antiga Indústria Matarazzo, também no bairro Fundação, que foi quase que totalmente demolida neste ano. Paula destacou, porém, que muitos objetos, documentos e fotos foram salvos e estão hoje expostos no Museu Municipal de São Caetano. "A Matarazzo está na pauta de discussão do conselho no sentido de pensar em outras formas de preservar o espaço. Mas ali é complicado porque o terreno está contaminado, e não temos autorização para entrar e explorar, trabalho essencial para resgatar o passado."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;