Cíntia Bortotto Titulo
Tornando-se um chefe

Quando uma pessoa assume novo cargo de chefia, é importante que ela saiba tudo a respeito de suas novas atribuições

Por Cíntia Bortotto
30/04/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Recentemente, escrevi artigo com o tema ‘Virei chefe, e agora?', que gerou bastante repercussão. Recebi muitos e-mails e solicitações de entrevistas sobre o tema. Considerando isso, resolvi retomar o assunto, salientando novos aspectos.

Quando uma pessoa assume novo cargo de chefia, é importante que ela saiba tudo a respeito de suas novas atribuições. Se possível, o ideal é ter acesso à sua descrição de cargo e ter uma conversa com seu novo chefe sobre que expectativas ele tem em relação à nova função. Isso ajuda a alicerçar a relação e define alguns objetivos. É importante conhecer as técnicas que um líder precisa no dia a dia da gestão de pessoas. Por exemplo, como dar um feedback, como se comunicar, as diferentes formas de motivar, entre outros. Muitas empresas, já preocupadas com a formação de seus atuais e futuros líderes, contratam treinamentos para capacitá-los.

Para a pessoa que não quer esperar até que a empresa tenha a percepção de que ele pode ser um futuro líder, cabe correr atrás de seu próprio desenvolvimento, investindo em cursos complementares e Educação, para estar cada vez mais preparado para as oportunidades.

CHEFE E LÍDER - O chefe manda e normalmente pensa pelo subordinado, já o líder inspira e facilita para que o próprio colaborador possa pensar encontrar uma solução e entregá-la. O líder deve ter a capacidade de criar uma visão, inspirar os outros em prol dessa visão, comunicar claramente, motivar as pessoas, dar feedback, utilizar os talentos de cada um, criar equipe que trabalhe coesa, gerenciar conflitos, tomar decisões, ser líder pelo exemplo, reconhecer trabalhos e pessoas e celebrar vitórias. Tudo isso e ainda administrar sua área com precisão.

INICIANTES - Os principais erros de um chefe de primeira viagem são:

1) Querer controlar tudo sem delegar;

2) Ter insegurança em relação aos subordinados;

3) Tentar ser amigo dos subordinados;

4) Assumir mais coisas do que consegue dar conta;

5) Querer ser bonzinho demais e corresponder às expectativas de todos (chefe, subordinados, pares, clientes).

Para lidar com a nova responsabilidade e não errar, é necessária dose extra de esforço até se acostumar com as novas atividades, muita dedicação, capacidade de perguntar e humildade de reconhecer que, para alguns assuntos, você terá que recorrer a quem conhece mais do que você.

Ser chefe não significa saber tudo, mas ter a capacidade de facilitar a condução de alguns assuntos por especialistas a fim de ter resultados esperados pela organização. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;