Sua Saúde Titulo
ELA

ELA é a abreviatura de esclerose lateral amiotrófica...

Leo Kahn
16/02/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


ELA é a abreviatura de esclerose lateral amiotrófica, uma doença cujo significado vem contido no próprio nome:
-Esclerose significa endurecimento e cicatrização. 
-Lateral refere-se ao endurecimento da porção lateral da medula espinhal. 
-E amiotrófica é a fraqueza que resulta na atrofia do músculo. Ou seja, o volume real do tecido muscular diminui. 
-Dessa forma, esclerose lateral amiotrófica significa fraqueza muscular secundária por comprometimento dos neurônios motores. 

Causas e sintomas
Até o momento, não se conhece a causa específica dessa doença. Existe, sim, a possibilidade de causas multifatoriais, onde estariam envolvidos um componente genético, a idade e algumas substâncias do meio ambiente. Mas, a princípio, não se conhece nenhum fator que predisponha a ELA, nem como é possível prevenir o desenvolvimento da doença. Os últimos experimentos realizados com camundongos, alguns deles com quadro clínico semelhante ao de ELA nos humanos, têm permitido entender melhor o porquê da lesão da célula nervosa. Parece que a falta de uma proteína denominada parvalbumina é a chave essencial para esse processo de morte celular. Não existe diagnóstico precoce que oriente os médicos quando do início da doença. Esse é o principal motivo pelo qual a ELA quase sempre não é diagnosticada em sua fase inicial. Por outro lado, a ciência busca tal ‘marcador' (que funcione como uma ‘pista' para o médico, dizendo se a pessoa pode ou não vir a desenvolver ELA), pois sabe que o ideal para combater a doença é iniciar o tratamento antes do primeiro neurônio morto. Atualmente, levam-se de dez a 11 meses, do primeiro sintoma à confirmação do diagnóstico. A falta de conhecimento faz com que o paciente procure primeiro um ortopedista. Para se ter ideia, nesse espaço de tempo (de dez a 11 meses) o paciente passa, em média, por quatro médicos; dois deles, ortopedistas.

Sintomas 
-Fraqueza muscular. Essa fraqueza muscular é progressiva, seguida da deterioração dos músculos (amiotrófica), começando nas extremidades, usualmente em um lado do corpo (lateral). Dentro do corpo, as células nervosas envelhecem (esclerose) e os nervos envolvidos morrem, deixando o paciente cada vez mais limitado.
-Fasciculação (tremor do músculo);
-Reflexos exaltados; 
-Atrofia;
-Espasticidade;
-Diminuição da sensibilidade;
-E de todos os sintomas, o mais frequente é a cãibra.

ELA começa a se manifestar geralmente pelos membros superiores; eventualmente, pelos membros inferiores. Existe uma forma mais agressiva de ELA quando ocorre a paralisia bulbar progressiva (ataca a língua e a glote). Com isso, o paciente deixa de mastigar e falar, passando a diminuir rapidamente de peso.

Fator de Risco
Os fatores de risco, com efeito cumulativo (quanto mais características, maior a probabilidade) são: pertencer ao sexo masculino, desempenhar atividade física intensa, ter sofrido algum tipo de trauma mecânico, ter sido vítima de choque elétrico. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;