Esportes Titulo
Brasil quer evitar 'salto alto' contra a Venezuela
Das Agências
11/10/2005 | 08:39
Compartilhar notícia


A Seleção Brasileira vive situação nova após 12 anos. Classificada por antecipação à Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, a equipe tenta evitar o chamado salto alto no último jogo das eliminatórias sul-americanas, nesta quarta-feira, diante da Venezuela, em Belém (PA). Nos últimos torneios em que o Brasil participou – 1993 e 2001 – a seleção só carimbou o passaporte para o Mundial no último confronto. Em 1997, o time não precisou disputar as eliminatórias por ter sido campeão na Copa dos Estados Unidos (1994). Entretanto, a Fifa (Federação Internacional de Futebol) mudou as regras para o Mundial da Alemanha e só o país-sede tem vaga garantida na competição.

O confronto com a Venezuela é quase simbólico. A equipe busca ainda o primeiro lugar nas eliminatórias, mas o resultado não traz nenhum benefício. Como o técnico Carlos Alberto Parreira admitiu, o jogo será encarado como maneira de alimentar o ego dos torcedores, jogadores e comissão técnica.

Mesmo assim, o volante Emerson considera o excesso de elogios – o que pode levar os jogadores a entrar em campo com salto alto – prejudicial ao time. "O elogio pode ser considerado muito perigoso nesta fase em que estamos vivendo. Estamos acostumado a lidar com as dificuldades e agora vivemos um momento diferente", disse o jogador.

Já o meia Zé Roberto vê a liderança nas eliminatórias sul-americanas como uma forma de dar um pouco mais de satisfação aos torcedores. "Ainda existe a possibilidade de terminarmos a competição em primeiro lugar e é este o nosso objetivo. Além disso, vamos levar um pouco mais de alegria à torcida", disse o atleta.

Para encerrar a competição em primeiro lugar, a seleção precisa de uma vitória sobre a Venezuela e a Argentina tem de ser derrotada pelo Uruguai, em jogo que será realizado em Montevidéu. Embora o discurso da equipe seja alcançar o topo das eliminatórias sul-americanas, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) não deu tanta importância a esta disputa entre Brasil e Argentina como nas demais ocasiões. A entidade escalou o árbitro brasileiro Wilson Souza Mendonça no confronto dos argentinos com os uruguaios.

Normalmente, a Conmebol evita escalar juízes de países envolvidos na disputa por posições, mas como as seleções estão com vaga garantida na Copa do Mundo, os países não foram considerados adversários diretos.

Já o atacante Robinho tem boas lembranças do Mangueirão. O estádio foi o palco de sua despedida do Santos. A partida aconteceu no dia 24 de agosto e o Peixe venceu o Paysandu por 3 a 2, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;