Esportes Titulo
Grael conhece esporte de S.Caetano
Por Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
06/03/2002 | 00:01
Compartilhar notícia


“Estou aqui para aprender”. Assim o secretário nacional de Esportes, Lars Grael definiu a visita que fez a São Caetano, terça, quando conheceu algumas das instalações esportivas da cidade, como o complexo Lauro Gomes (ginásio Milton Feijão, piscina e estádio Anacleto Campanella), além de visitar o PEC (Programa Esportivo Comunitário) que atende mais de 28 mil crianças e adolescentes. Ele classificou a cidade como “exemplo de administração esportiva”, disse que aposta no apoio às bases para que o país possa se transformar numa potência olímpica, mas que os resultados somente chegarão a partir dos Jogos de 2012.

Grael, duas vezes medalhista olímpico na vela – Seul 1988 e Atlanta 1996 – classifica o esporte como “importante meio de ação social”, destacou a iniciativa de São Caetano, que além do PEC investe em atletas de ponta, mas é realista quanto ao desenvolvimento esportivo do país, principalmente para os próximos Jogos Olímpicos. “Com o mau resultado do Brasil em Sydney (2000), em que a tal medalha de ouro não veio, a sociedade como um todo começou a cobrar. O segredo para a transformação do Brasil em uma potência olímpica está nas bases, pois o esporte não admite o imediatismo”.

No entender do secretário, a participação brasileira nos Jogos de Atenas (2004) será semelhante à que foi em Sydney. “Acredito que teremos um bom desenvolvimento na vela, vôlei, judô, hipismo, atletismo, modalidades em que sempre o país se destaca. Com trabalhos como esse que é desenvolvido em São Caetano, vamos ter um bom desempenho apenas em 2012, com uma escala em Pequim (2008)”.

Para o secretário, é importante cuidar da organização do esporte no país. “Estamos muito aquém do que precisamos”, mas entende que também é necessário que exista um retorno, para que a iniciativa privada possa investir. “Precisa haver uma contrapartida do Estado, como por exemplo algo semelhante à Lei Rouanet (empresas que investem em atividades culturais obtêm desconto em seus tributos), para que as empresas possam apoiar os atletas”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;