Sua Saúde Titulo
Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma doença que ocorre quando a glândula tireóide, localizada na região anterior do pescoço, não produz o hormônio tireoideano

Por Leo Kahn
04/09/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


O hipotireoidismo é uma doença que ocorre quando a glândula tireóide, localizada na região anterior do pescoço, não produz o hormônio tireoideano em quantidades suficientes. Os hormônios liberados por ela, T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina) estimulam o metabolismo, regulando todas as reações necessárias para assegurar os processos bioquímicos dentro do organismo.

Estima-se que cerca de cinco milhões de brasileiros tem hipotireoidismo e a grande maioria ainda não foi diagnosticada.

A incidência do hipotireoidismo é quatro vezes maior nas mulheres e aumenta com a idade, principalmente após os 35 anos. A doença pode ter característica familiar, atingindo vários membros de uma mesma residência.

Nos adultos, a causa mais comum do hipotireoidismo é a tireoidite de Hashimoto. Nessa doença, o sistema de defesa do organismo ataca a glândula tireóide causando danos e comprometendo a sua capacidade de produzir hormônios tireoidianos.

O hipotireoidismo pode ser causado também por tratamentos médicos que reduzem a capacidade da tireóide produzir hormônio. Entre os tratamentos que podem ter esse efeito adverso estão o uso de iodo radioativo ou a cirurgia com retirada parcial ou total da tireóide.

Outra causa é a presença de alguma doença da hipófise, levando à redução da produção do TSH, o hormônio que estimula o funcionamento da tireóide. Algumas medicações também podem levar à redução da produção ou da ação dos hormônios tireoidianos e, portanto, provocar hipotireoidismo.

Há casos, ainda, em que a tireóide não se desenvolve adequadamente e a criança apresenta deficiência de hormônios tireoidianos desde o nascimento; é o chamado hipotireoidismo congênito, que geralmente é diagnosticado por meio do teste do pezinho.

Geralmente o diagnóstico é confirmado através de um simples exame de sangue.

SINTOMAS:
Cansaço;
Desânimo e depressão;
Raciocínio lento;
Sensação de frio excessivo;
Ganho de peso, em torno de 3 Kg;
Pele seca e cabelos finos e quebradiços;
Inchaço matinal nas pernas ou ao redor dos olhos;
Pouca sudorese;
Intestino preso;
Irregularidade das menstruações;
Infertilidade;
Batimento lento do coração;
Aumento do colesterol;
Alterações da libido nos homens.

DICAS:
A ingestão regular do iodo contido no sal de cozinha evita a formação de bócio;
Hormônios tireoidianos não devem ser tomados nos regimes para emagrecer;
Procure adotar uma dieta alimentar equilibrada. É engano imaginar que o hipotireoidismo seja fator responsável pelo ganho de peso, porque as pessoas costumam ter menos fome quando estão com menor produção dos hormônios tireoidianos;
Atividade física regular é indicada nos casos de hipotireoidismo;
Fumar é desaconselhável;

PRECAUÇÕES
A dosagem do TSH/T4/T3 devem ser medida:
Depois dos 40 anos com regularidade;
Mulheres em período pós-parto, ate 6 meses após o parto;
Em pessoas que já tiveram doenças de tireóide anteriormente;
Em pessoas com história familiar de doenças auto-imunes da tireóide;
Em pessoas que apresentem outras doenças auto-imunes como: diabetes tipo 1, lúpus e artrite reumatóide;
Em pessoas que estiveram em tratamento de radioterapia de cabeça e pescoço;
Em pessoas em uso de lítio ou amiodarona.

***

Não minimize o mau funcionamento da tireóide. Procure com o médico endocrinologista a melhor forma de tratamento para seu caso e siga suas orientações à risca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;